Fogueira, pipoca, quentão e quadrilha são algumas das características que lembram o Dia de São João, comemorado hoje, 24 de junho. Nesta data, empresas, escolas e comunidades se mobilizam para lembrar o Dia de São João com uma animada festa.
Além dos comes e bebes típicos, outro detalhe imprescindível são os trajes típicos. Porém, na hora de se vestir, na maioria das vezes, as pessoas confundem a vestimenta de São João pela do tradicionalismo.
A folclorista Regina Rodrigues explica que no estado do Rio Grande do Sul há um conflito de interpretações entre a festa junina à moda gaúcha e a festa junina à moda caipira. “Quando a festa é a moda gaúcha, as prendas se vestem com a indumentária tradicional e a pintura no rosto é discreta e suave, sem pintinhas. Os peões vestem a pilcha oficial, bota, bombacha e camisa. Já na festa caipira, a roupa é muito colorida, com cirandas, forró e quadrilha, além de músicas com sanfona e a base de gaita”.
Nas festas juninas à moda caipira, a vestimenta correta é: Homem – camisa xadrez sem lenço ou camisa branca com lenço xadrez, calça jeans com tênis ou alpargatas, chapéu de palha e uma pintura de leve no rosto. Mulher – sapato com meia, bota de cano curto, vestido estampado rodado pouco abaixo do joelho e o chapéu de palha geralmente com tranças. Roupas são muito coloridas e a pintura no rosto, como as pintinhas, deve ser sem exageros. “Caipira é um povo alegre, que gosta de festa”.
Regina salienta que as pessoas têm o costume de se vestir meio a meio, metade gaúcho e metade caipira. “Não existe o meio a meio. Ou é caipira ou é gaúcho. No momento que uma cultura começa a entrar na outra, isso se torna ridículo. A tradição da Festa de São João tem que ser mantida, mas dentro dos princípios e da linha indumentária de cada um”, frisa.
Confusão
Regina explica que no estado do Rio Grande do Sul há uma confusão de ideais entre gaúcho, caipira, esquisito e antigo, caracterizadas da seguinte maneira:
- Gaúcho: Indumentária tradicional, pilcha, bombacha, vestido de prenda, música tradicionalista
- Antigo: Anos 60, lembram os bailes antigos, de época, pessoas vestidas à rigor
- Esquisito: Pessoa veste o que quer e como quer. Exemplo disso é a Festa a Fantasia, onde as pessoas buscam uma fantasia do estilo que gostam, que se sentem bem
- Caipira: Conhecida pelas festas juninas típicas, presentes nas regiões do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.