Saiba mais sobre a importância e o desenvolvimento da linguagem a partir das considerações da fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Arroio do Meio, Maria Isabel dos Santos Knak.
Conforme ela, o desenvolvimento da linguagem oral tem duas etapas. A primeira é a pré-linguística que ocorre desde o nascimento passando pelo choro indiferenciado e depois diferenciado, balbucio e lalação. A segunda etapa é a linguística, que é a fala propriamente dita, e que ocorre, em média, a partir dos dez a 11 meses de idade.
Os pais, cuidadores e educadores podem e devem contribuir para o desenvolvimento da linguagem. Atualmente, a neurociência, que estuda o cérebro humano, através de várias pesquisas, tem comprovado que os primeiros anos de vida da criança são fundamentais, pois é nesta fase que o cérebro humano está em amplo desenvolvimento. As células nervosas (neurônios) estão no auge de suas atividades e criam milhões de conexões nervosas (sinapses) entre si. Por isso, os três primeiros anos de vida são importantíssimos para estimular aptidões. São os anos de ouro do ponto de vista da formação da criança.