O Projeto Excursão Artística, do Instituto de Educação Ivoti, esteve se apresentando em Arroio do Meio, na última sexta-feira, na comunidade de Palmas. Durante o dia, o espetáculo foi voltado para os alunos das escolas Itororó, Tancredo Neves e São Caetano. À noite, foi a vez da comunidade em geral.
A iniciativa do projeto é uma parceria com o Grêmio Estudantil Gustavo Adolfo (Gega), existe há mais de 50 anos e tem como objetivo partilhar com outras comunidades o legado cultural e os trabalhos artísticos produzidos na escola. O Excursão Artística ocorre anutalmente e sempre escolhe um roteiro diferente de visitação, além de municípios do Rio Grande do Sul, outros estados também são contemplados com as apresentações, como Santa Catarina, São Paulo e Paraná.
O grupo é composto por 17 integrantes, formado pelos alunos do Ensino Médio, com idade entre 15 e 17 anos. Entre as apresentações, estão o teatro em português e alemão, coral, orquestra, além de danças típicas da cultura gaúcha e germânica.
Conforme uma das coordenadoras do grupo e aluna do 3º ano do Ensino Médio, Mônica Hilleshein, o grupo fica de quatro a cinco meses ensaiando o espetáculo. “Todo o espetáculo é criado pelos alunos. Somos nós que inventamos as coreografias que serão utilizadas nas apresentações”.
Depois de muito empenho e ensaio, é hora de viajar para mostrar para outras comunidades o trabalho desenvolvido no educandário. Durante nove dias, nas férias de julho, o grupo escolhe um roteiro para se apresentar. “Depois de Arroio do Meio, vamos para Santo Ângelo, Santa Rosa, Três Passos, entre outras. Apesar da gente perder alguns dias de férias, o esforço de meses de ensaio vale muito a pena. Poder mostrar um pouco do nosso trabalho para outras pessoas é muito gratificante”, enfatiza Mônica.
A presidente da comunidade de Palmas Sul, Janete Bergjohann, em nome da comunidade, diz se sentir honrada em receber esse grupo de jovens, que proporcionaram para os moradores um belíssimo espetáculo de arte.