Em menos de duas décadas, a internet transformou-se de um luxo a um recurso indispensável às pessoas. Acompanhando tendências mundiais, em Arroio do Meio, o número de moradores que têm acesso ao mundo virtual aumenta diariamente.
Os dois provedores locais – Arroionet e Net Gaúcha – atendem juntas mais de 2,8 mil clientes. O número de estabelecimentos com acesso à internet é maior, já que há ainda os usuários de outros provedores e canais como ADSL e 3G.
Mesmo com a maioria das residências já conectadas ao mundo virtual, para os próximos anos, os provedores prevêem aumento no número de usuários, incluindo também, a disponibilidade de novos produtos e maior qualidade no sinal.
Telecentro comunitário oferece internet gratuita
Quem não possui internet em casa pode se beneficiar dos trabalhos de inclusão digital desenvolvidos pela Administração Municipal. Desde 2009, está instalado na secretaria de Educação e Cultura, o Telecentro Comunitário, disponibilizando para toda a comunidade o acesso a internet em 10 computadores. Nos dois anos de funcionamento, o Telecentro totaliza 442 inscritos. Por mês, são registradas cerca de 300 visitas ao local, predominantemente por um público jovem, abaixo de 20 anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação, a navegação em redes sociais é o maior interesse dos usuários, seguido por jogos e pesquisas escolares.
Para os proprietários de laptop, uma opção e a Internet na Praça, projeto desenvolvido em 2009, que disponibiliza acesso gratuito à internet na Praça Flores da Cunha, por meio de tecnologia sem fio (Wireless). São cerca de 300 aparelhos estão cadastrados.