Esta é uma história antiga. Teria se passado na Itália, quando a Itália fazia parte dos territórios dominados pela Grécia, por volta do século quarto antes de Cristo.
Era a época do reinado do rei Dionísio, em Siracusa – uma província ao sul da Itália. Vivia na corte do rei Dionísio um rapaz chamado Dâmocles. Dâmocles era impetuoso e cheio de ambição. O rei Dionísio, por sua vez, se tornara um monarca poderoso, mercê das muitas guerras que vencera. O rei Dionísio não nascera rei. Ao contrário, tivera origem pobre, mas agora vivia no fausto, rodeado de todos os prazeres e Dâmocles tinha uma brutal inveja dessa sorte. O rei não esboçava um único desejo que não fosse atendido de imediato. Comidas finas, vinhos de primeira, travesseiros fofos, obras de arte enfeitando as salas… E não bastasse isso, o rei Dionísio vivia cercado de raparigas e rapazes lindos. Dâmocles achava que não havia nada melhor no mundo do que estar na pele do rei Dionísio.
O rei deve ter se impressionado com a avidez de Dâmocles. E, para espanto dos cortesãos, dispôs-se a emprestar o trono por um dia. Isso, durante um dia inteiro, Dâmocles conheceria a delícia de ficar no lugar do rei Dionisio.
As sonhadas 24 horas começaram num jantar. Dâmocles foi servido como se fosse o rei num banquete fabuloso. Quando um respingo lhe turvava a face, lá vinha um lenço perfumado recolhê-lo, antes mesmo que Dâmocles pudesse esboçar um gesto. Mas eis que, ao final da refeição, quando ergueu os olhos, viu. Viu uma descomunal espada pendente sobre sua cabeça. A espada pendia do teto sobre o trono, suspensa pelo fio da crina de um cavalo. Menos do que um leve vento seria o suficiente para a espada despencar. Dâmocles se aterrorizou com a visão da espada prestes a cair. Imediatamente se desinteressou pelo banquete, pela música, pelos acompanhantes… Imediatamente devolveu o trono a Dionísio e saiu como um raio porta a fora. Nunca mais se soube dele.
§§§
Esta história encoraja várias interpretações. Por exemplo:
- (1) como a espada que a qualquer momento racha a cabeça de quem está sentado embaixo, ninguém sabe o que vai acontecer no próximo minuto;
- (2) tudo o que é sólido pode desmanchar no ar;
- (3) o poder que os poderosos têm é menos divertido do que costuma parecer.
Ou seja, não é por nada que a expressão “espada de Dâmocles” volta e meia entra na conversa, tantos séculos depois de a história acontecer.