Conforme o artigo produzido pela psicóloga Letícia Henz, o acolhimento refere-se a uma prática de atendimento que deve ser realizada pelas diversas áreas de conhecimento da saúde: assistência social, enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia, etc. Porém, esta prática apresenta-se ainda como um grande desafio do SUS, pois vai muito além da simples recepção do usuário num serviço de saúde.
Os princípios que norteiam o acolhimento são os de garantir a acessibilidade universal, capaz de resolver os problemas de saúde da população, reorganizar o processo de trabalho, a fim de que este desloque seu eixo central do médico para uma equipe multiprofissional¬ e qualificar a relação trabalhador-usuário através de parâmetros humanitários, de solidariedade e cidadania.
A partir disso, a prática do acolhimento precisa desenvolver ações que acolham todos os usuários que procuram os serviços, sem distinções, permitindo uma escuta qualificada que proporcione uma pactuação entre as necessidades do usuário e a possibilidade de resposta do serviço. Para tanto, um acolhimento de qualidade precisa levar em conta que saúde refere-se a uma relação integrada entre corpo, mente e ambiente, e que tanto os diferentes profissionais da saúde como também os usuários precisam estar implicados neste processo de conquista da saúde. Sendo assim, o acolhimento constrói um espaço de vínculo entre profissional e usuário, pois permite a aproximação e a inclusão deste usuário tanto no serviço, como também, no seu próprio tratamento, desenvolvendo sua autonomia.