Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília foi construída em apenas 43 meses. A cidade totalmente planejada nasceu para ser a capital do país pois na época a capital, Rio de Janeiro, localizada do litoral brasileiro, era sinônimo de vulnerabilidade.
Planejada para comportar uma população de 600 mil habitantes, Brasília possui hoje cerca de 2,5 milhões de habitantes. O projeto urbanístico, conhecido como “Plano Piloto”, lembra o formato de um avião. Considerada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, Brasília foi o primeiro bem contemporâneo a receber esta distinção. Também detém o título de maior área tombada do mundo: 112,25 km2.
Ao longo dos 16 km do Eixo–Monumental, uma das grandes vias de Brasília, também chamada de corpo do avião, podemos conhecer algumas das construções mais importantes. O Congresso Nacional é um dos cartões-postais da capital, famoso por suas torres gêmeas e as meias esferas. À esquerda fica situado o Senado Federal e à direita a Câmara dos Deputados. Na parte de trás do Congresso, está situada a Praça dos Três Poderes, onde está localizado o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Na praça também está localizado o Mastro da Bandeira, com 100 metros de altura, o que lhe rendeu o título no Guiness Book como a maior bandeira hasteada do mundo.
A Catedral Metropolitana, projetada por Niemeyer, é o ponto turístico mais visitado de Brasília. A construção chama a atenção pela sua arquitetura arrojada, composta de 16 pilares de concreto unidos por uma base circular de 60 metros de diâmetro. O interior da catedral é todo revestido com 500 toneladas de mármore. O Memorial Juscelino Kubitschek é um museu dedicado ao ex-presidente e fundador de Brasília. No museu, além de objetos pessoais e fotos de Juscelino e da esposa Sarah, encontra-se o corpo de JK. A Ponte Juscelino Kubitschek também é uma homenagem ao ex-presidente. Premiada internacionalmente, a ponte é composta por três arcos, que representam o movimento de uma pedra quicando sobre a água.
Visite também a Esplanada dos Ministérios, composta por 17 prédios; a Torre da TV, que possui um mirante a 75 metros de altura, de onde é possível apreciar a beleza da arquitetura de Brasília; Panteão da Pátria, construído em memória do ex-presidente Tancredo Neves e aos heróis da Pátria; e o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Brasília possui um clima quente e seco, por isto a melhor época para conhecer a capital é de abril a julho.
O complexo hoteleiro de Brasília é imenso, mas em geral os preços são um pouco salgados. Os preços das passagens variam muito, dependendo da companhia aérea que você escolher e também das promoções vigentes. Esta semana era possível comprar passagem de Porto Alegre para Brasília por R$ 99,00.