O clima político visando as eleições municipais de 2012 começa a esquentar em Travesseiro. Muitos são as projeções e hipóteses comentadas nas rodas de conversas políticas. O tradicional quadro político que esteve na dis¬puta das eleições de 2008 com PP, PT, PTB, PMDB e PDT, terá pelo menos dois novos fatores para o pleito de 2012, com a criação e estruturação da sigla do PSB. A mais recente modificação se cria com a saída do ex-prefeito Genésio Hofstetter (Neco) do Partido Progressista (PP).
Sem fazer qualquer projeção para 2012, Genésio confirmou a sua saída do PP. O ex-prefeito também não quis fazer maiores comentários sobre os motivos de sua desfiliação. Genésio também não quis responder perguntas sobre a aproximação do PMDB e PDT com o governo do atual prefeito Ricardo Rockenbach (PP). “Até o momento não tenho nenhum projeto político para 2012”, disse Genésio. Confirmou que recebeu convite de todos os partidos de Travesseiro para uma nova filiação, dizendo que tudo será analisado.
Carreira política
Genésio Hofstetter iniciou sua militância partidária no começo dos anos 80, quando se filiou no PDS, quando Travesseiro ainda era distrito de Arroio do Meio. Na eleição de 1982, Genésio se elegeu a primeira vez vereador somando 476 votos. Após um mandato de seis anos, buscou a reeleição em 1988, com 402 votos.
Neste período, teve decisiva participação na comissão emancipacionista de Travesseiro. Em outubro de 1992, elegeu-se primeiro prefeito de Travesseiro para o mandato de 1993-1996, quando elegeu substituto Egon Andschau, que veio a falecer antes de concluir o seu mandato. Em 2000, Genésio voltou a concorrer a prefeito saindo como vencedor. Em 2004, buscou a reeleição como candidato único.