A cadeia produtiva do leite segue reivindicando a atenção de entidades, de órgãos governamentais, autoridades e ao mesmo tempo os produtores e indústrias se mantêm em constante mobilização.
A iniciativa da criação do Grupo do Leite (G Leite), a partir da organização dos líderes dos seis municípios da Comarca de Arroio do Meio, realizando a primeira reunião na semana passada, dia 24, precisa ser destacada. Os prefeitos, Mapa, Emater, MPA, STR, Promotoria Pública, deverão oficializar o grupo em outro encontro no dia 23 de setembro, integrando novos municípios da região da Amvat, que já manifestaram interesse em aderir ao Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, como é o caso de Anta Gorda, Cruzeiro do Sul, Encantado, Lajeado, Marques de Souza e Westfália.
Há a constatação de que o setor de produção de leite carece de uma maior organização, com vistas também de uma gradual profissionalização, a exemplo do que se verifica nas cadeias do frango e do suíno. E o Grupo do Leite pretenderá desenvolver ações focadas nos aspectos econômico e saúde pública. Pois a atividade poderá crescer e manter-se com perspectivas, sendo economicamente viável, agregando valor e gerando renda para o produtor e a indústria.
Já no enfoque de saúde pública, é importante criar-se a cultura e a consciência do consumo de um produto (leite) sadio, com menor risco de contágio, através das doenças mais difundidas e que têm afetado mais os rebanhos.
O G Leite tem a expectativa de que até o final do ano as 2.723 propriedades hoje abrangidas pelo projeto piloto da comarca recebam os certificados para, a partir de então, desenvolver uma atividade mais intensa para a valorização de sua condição de sanidade controlada. Este fato poderá lhes dar uma condição privilegiada em termos de comercialização de sua produção, desde que um conjunto de fatores se unam, a partir das indústrias e órgãos governamentais que podem contribuir com campanhas de divulgação e propagação em relação à importância do consumo de alimentos sadios.
Atualmente verifica-se um quadro muito confuso quando se vê a situação do produtor de leite. E existe um problema acentuado, que é a tática utilizada por diversas indústrias que “compram” o produtor, com a oferta de preços mais vantajosos. Não sei se esta realidade é, de fato, conveniente se queremos uma atividade estável, organizada e profissional.
SantaFlor
A Feira das Flores que ocorre neste final de semana em Santa Clara do Sul é um evento que se destaca como uma atividade econômica diversificada, de natureza agrícola. O município criou um programa de apoio aos produtores e os que aderiram e foram persistentes conseguem resultados expressivos, proporcionando à localidade uma marca característica muito própria. A produção de flores poderá inspirar projetos idênticos em outras regiões, bastando iniciativas.
PEC 29
O Projeto de Emenda Constitucional, em tramitação no Congresso Nacional há 12 anos, cria a obrigatoriedade para a União e Estados destinarem percentuais mínimos para a área da saúde pública. O governo e sua tropa de choque não querem a aprovação da matéria. Do contrário, pensam em criar um imposto ou contribuição, nos moldes do que já tínhamos anteriormente.