Um esporte que alia disciplina, concentração e força. Essas são algumas das qualidades que fazem do karatê uma arte marcial que conquista, cada vez, mais adeptos por todo o mundo. No Vale do Taquari, o karatê possui cerca de 200 praticantes, além de ser representado pela Associação de Karatê Alto Taquari (Askat).
Comparado a outras modalidades esportivas, o karatê no Vale do Taquari ainda é recente. As primeiras aulas foram ministradas há 26 anos atrás, em 1985. O esporte era praticado em Lajeado, na academia Relax e Estética. Dois anos depois, a prática se estendeu para Estrela. Tamanho era o interesse pelo esporte, que, em 1990, os praticantes fundaram a Askat, com o intuito de divulgar o esporte e representar a região em competições nacionais. Duas décadas depois da fundação, a Askat é reconhecida como uma das principais instituições do Rio Grande do Sul, segundo a Federação Gaúcha de Karatê, conquistando inúmeros títulos estaduais durante sua história.
Atualmente a Askat mantêm treinos regulares em Arroio do Meio, Lajeado, Estrela e Encantado. Em Arroio do Meio, a Askat tem 17 praticantes da arte marcial. As aulas são instruídas por Edson Soares desde janeiro de 2010, na academia Vital. Ao total, Soares calcula ter ensinado técnicas de karatê para 50 pessoas. “Encontrei o caminho da minha vida no karatê. E meus alunos completam isso,” revela Soares.