Está em poder dos vereadores um dos mais importantes projetos desta legislatura a ser votado no próximo dia 17. Trata-se do projeto de nº 35 que pede autorização dos vereadores para o município de Arroio do Meio iniciar a pavimentação de um quilômetro na estrada estadual de Dona Rita, a partir da RS-130, e 720 metros lineares na estrada por Bela Vista em direção a Arroio Grande, mediante a contribuição de melhoria dos proprietários de lotes. O projeto dá sequência ao anúncio da liberação dos recursos de empréstimo da ordem de R$ 1 milhão, com o Fundopimes, dia 1° de agosto.
Após a aprovação do projeto de nº 35, o Município buscará firmar convênio com o Estado para realizar a obra de um quilômetro sobre a estrada estadualizada Dona Rita que já recebeu em 1998 parte da infraestrutura necessária para o asfaltamento pela empresa Beter S.A. Também poderá abrir o processo licitatório para a contratação da empresa executora. O prefeito avalia que não existirão problemas com a empresa detentora da concessão, a Beter S.A, uma vez que o Estado pode fazer aditamento de reajuste ou baixar em até 25% o valor do convênio existente de qualquer obra. A previsão de início é de 60 dias e conclusão em até seis meses.
Projeto técnico das duas obras
Dona Rita: extensão de 1000 metros lineares, a partir da faixa de domínio da RS-130. Largura de terraplenagem de 10 metros lineares, largura da base imprimada de 9,40 metros lineares e largura de pavimento asfáltico de 7 metros lineares. Serão executados refúgios para ponto de ônibus e embocaduras de ruas com pavimento asfáltico. Em área teremos o total de 9.400 metros quadrados de base imprimada e 7.360 metros quadrados de pavimentação asfáltica. A obra se constitui em terraplenagem com largura final de 10 metros lineares, sobre a qual será lançada camada de brita nº 1 para bloqueio. Em seguida será lançada a base de brita graduada com 20 centímetros de espessura e largura de 9,40 metros lineares. Esta base será imprimada com CM30. Após será imprimada a pista com RR -1C e aplicada a capa asfáltica com largura de 7 metros lineares e espessura de 5 centímetros. Após será executada a pintura das faixas laterais e central da pista de rolamento. A drenagem se dará por valas existentes localizadas nas laterais da via.
Bela Vista: trecho compreendido a partir do final do pavimento existente até o acesso da família Warken. A extensão da obra é de 720 metros lineares. Largura de terraplenagem de 12 metros lineares, largura da base imprimada de 12 metros lineares e largura do pavimento asfáltico de 7 metros lineares. Serão executados refúgios para ponto de ônibus e embocaduras de ruas com pavimento asfáltico. Em área teremos o total de 8.640 metros quadrados de base imprimada e 5.145 metros quadrados de pavimentação asfáltica. Meio-fio com extensão de 1.440 metros lineares, além das obras de drenagem. A obra se constitui de drenagem e terraplanagem com largura final de 12 metros lineares e utilização do mesmo material citado acima.
Veja matéria completa na edição impressa.