Seis famílias de produtores rurais de Arroio do Meio já estão vivendo em residências novas, construídas a partir do Programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, para o meio rural. Trata-se de um convênio do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) com a Caixa Econômica Federal, destinado para atender as famílias do meio rural que precisam de moradia e se enquadram dentro de uma determinada faixa de renda.
A conquista intermediada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) começou em 2010, quando as famílias selecionadas receberam do Governo um kit de material de construção no valor de R$ 12 mil, para a construção de casas com cerca de 50 metros quadrados. Os beneficiados ficaram responsáveis pelo pagamento da mão de obra e contrapartida no valor de R$ 1.200,00.
A partir de então, o STR e a Administração Municipal firmaram uma parceria, através da Secretaria de Agricultura, que executou os serviços de terraplenagem, acesso e abertura de fossas para a construção das casas. Segundo o representante do STR, André Beuren, mais cinco famílias estão em fase de análise, para dar continuidade ao projeto que beneficia e incentiva pequenos produtores rurais.
Lucina Teresinha Werman, produtora rural de Cascalheira, beneficiada com uma das casas destinadas para o município, afirma que está muito satisfeita com a moradia nova e que torce para que mais pessoas sejam beneficiadas. “Sem essa ajuda eu não teria condições de construir uma casa nova”.