Representantes do Ministério da Agricultura devem manifestar-se nos próximos dias sobre as condições para que o Rio Grande do Sul possa habilitar-se para a adesão ou implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Animal (Suasa). Neste sentido, houve, nesta semana, uma visita de uma comissão, com a finalidade de avaliar os aspectos legais e técnicos e, a partir das constatações, os analistas indicarão uma posição.
Esse sistema permitirá que as agroindústrias familiares, cada vez mais em evidência e incentivadas, comercializem os seus produtos, em qualquer parte do país, desde que os municípios e o estado de origem tenham um programa de inspeção organizado e eficiente.
O agronegócio precisa de uma urgente solução, sob pena de muitos bons projetos deixarem de existir.
Atitude mais enérgica com a Doux Frangosul
Os produtores de frangos de corte e de suínos, vinculados à empresa Doux Frangosul, estão assumindo uma postura mais veemente, diante do continuado impasse da não quitação das contas relativas à produção entregue. Rodadas e mais rodadas de negociações sucederam-se e uma sequência de prazos eram fixados e mais uma vez a angústia de parte dos agricultores que não recebem os seus créditos.
A orientação agora é não alojar novos lotes, que é uma medida drástica, mas talvez a única para ou corrigir os fatos ou encaminhar um rompimento definitivo entre as partes, não postergando ainda mais a agonia de ambos.
Mais espaço
As pessoas que habitualmente prestigiam esta Coluna, quer através da leitura e, eventualmente, propondo sugestões de pautas ou assuntos que poderiam contribuir para o espaço ser sempre interessante, devem ter observado que o espaço ou o tamanho da propaganda (ali, abaixo do meu texto) da Agropecuária “Homem do Campo”, que é o anunciante, cresceu, está maior, mais chamativo e mais atraente.
Eu quero cumprimentar os empresários Josiano e Paulo Schwarzer, porque este fato representa e significa o crescimento de uma empresa, estabelecida há um ano, mas que neste pouco tempo já se firmou no cenário comercial de Arroio do Meio e região. Isso prova, também, que quando uma atividade é realizada com seriedade, honestidade, capricho e dedicação, como fazem estes empreendedores, os resultados sempre são positivos.
Quando o Departamento Comercial (Rejane) do jornal fez contato comigo consultando sobre a possibilidade de uma pequena redução do meu espaço para viabilizar a ampliação do anúncio, de imediato consenti, em reconhecimento ao apoio e à valorização que a Agropecuária está dando a esta Coluna que existe há 26 anos e que agora conta com esta saudável e agradável companhia e parceria.
Que bom que o Jornal da Comunidade ajuda a desenvolver os bons projetos da iniciativa privada! Esta é a nossa função, realizada com carinho, respeito e permanente interação.