Os alunos do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat) já estão no clima da 30ª Gincana do Geat, que será realizada nesta semana, de 28 de setembro a 1º de outubro. Após a formação das seis equipes, estudantes da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio estão empenhados na realização das primeiras tarefas. A preparação para o desfile de abertura, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 28, é o que mais concentra esforços. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora da gincana, Rômulo Raffin, o tema do desfile é Contos de Fadas. “Cada equipe irá organizar três alas, sendo uma delas sobre a temática proposta, a outra sobre o tema da equipe e uma última ala referente ao trigésimo aniversário da C.O”, explicou ele. O desfile inicia às 19h na Rua Júlio de Castilhos com saída na altura da Rua Alberto Torres.
O evento, já tradicional no calendário da escola, promove a integração dos alunos e também desperta a consciência social, já que, para a retirada das tarefas, as equipes precisam entregar alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza, que serão doados a entidades assistenciais ao fim da arrecadação. “Nesse sentido, temos ainda tarefas que promovem a doação de sangue e de carinho”, complementa Raffin. Segundo o diretor Ardy Storck, a Gincana do Geat é uma marca muito forte e que tem contribuído na formação de lideranças. “Tivemos grandes líderes de equipe ao longo desses 30 anos que levaram esta experiência para a vida, assumindo posições de destaque na sociedade até hoje”, afirmou o diretor.
Depoimento
Para organização do evento e das equipes, diversas empresas patrocinam a gincana, como a Joalheria Lenz. Ex-aluno do Ceat, Maurel Lenz foi da equipe vencedora de quatro das cinco gincanas que participou, as primeiras realizadas na escola. Como ex-aluno ele continuou a ser de equipe e agora sua empresa patrocina as atividades da Comissão Organizadora, isso porque ele considera esta uma das melhores atividades extraclasse oferecidas pelo Ceat. “Acredito que seja um mérito do aluno que escolhe se envolver com a gincana, pois muitas vezes esta é a primeira oportunidade do aluno lidar com organização de tarefas e administrar o orçamento, afirmou ele. “Outro aspecto muito importante é lidar com a derrota e saber administrar a vitória, coisas que os alunos têm como preparação para a vida”, finalizou.