O dano comprometeu um trecho da rodovia que liga os municípios de Travesseiro e Arroio do Meio, importante para o escoamento da produção agrícola integrada.
O assunto foi discutido na manhã de terça-feira, em reunião na sede da 11ª superintendência regional do Daer em Lajeado. Na ocasião o prefeito Sidnei Eckert, acompanhado pelo secretário do Planejamento, Henrique Meneghini, juntamente com os líderes comunitários de Forqueta, Adiles Mayer, Áurio Scherer, o secretário da Agricultura, Paulo Grassi, e o vereador Roque Haas, foram recebidos pelo engenheiro superintendente Hildo Artur Mourão da Silva e o engenheiro assistente Carlos Mozzaquatro.
Hildo Mourão revelou que o Daer desde logo vistoriou o estrago e busca uma solução. Ele disse que a obra ainda não foi realizada porque o dano não teria sido enquadrado como emergencial à Defesa Civil, o que foi negado pelas autoridades de Arroio do Meio. Outro motivo para o atraso da recuperação da antiga galeria teria sido a segunda enxurrada, que comprometeu toda estrutura, por isso, será necessária a construção de uma nova galeria, agora dentro dos padrões do Daer.
Ao todo, o Daer fará um investimento de R$ 12 mil para aquisição de 22 canos de 1,5 metros de altura cada, areia e cimento, para construção do ciclope, onde serão colocados os canos, além da mão de obra. Em virtude da retroescavadeira da estatal estar em manutenção, a prefeitura vai ceder uma máquina, assim como adquirir mais 11 canos, num valor de R$ 4,5 mil, para agilizar o início das obras. A autorização da compra foi aprovada em regime de urgência, na última sessão da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio realizada em 6 de setembro. As obras iniciam na sexta-feira.