Você sabia que o Rio Grande do Sul é o estado que mais registra casos de intoxicação, sendo o uso inadequado ou acidental de medicamentos a principal causa? Segundo o Centro de Informações Toxicológicas do Estado (CIT), só em 2010 foram mais de 19 mil casos de intoxicação registrados no RS, cerca de 6 mil causados por medicamentos.
A farmacêutica Karine Tieze adverte que, quando não são utilizados, corretamente os medicamentos se tornam tóxicos. Por isso, o correto é somente fazer uso de medicamentos prescritos por médicos e jamais utilizá-los por recomendação de parentes, amigos ou vizinhos. Conforme Karine, geralmente a intoxicação acontece porque muitas vezes as pessoas que estão fazendo o uso do medicamento indicado acreditam que a dose é muito pequena, e acabam tomando mais do que os médicos prescrevem, ou ainda tomam medicamentos vencidos. Em muitos casos, também existe desatenção na hora de ingerir o medicamento, completa Karine.
Intoxicação em crianças
A constatação de que 30% das intoxicações com medicamentos registradas no RS em 2010 envolveram crianças menores de cinco anos mostra que quando o assunto é medicamentos e crianças as atenções devem ser redobradas. Além de campanhas educativas e de prevenção feitas pelos centros de intoxicações, quando falamos de crianças menores de cinco anos, Karine enfatiza que é preciso, sim, ter um maior cuidado, pois elas não têm a noção do perigo.
Para evitar intoxicação com medicamentos
- Procure sempre comprar seus medicamentos em locais idôneos, jamais em vendas e camelôs
- Verifique sempre o prazo de validade, características da embalagem e não adquira medicamentos com data vencida
- Mantenha os medicamentos em embalagem original
- Nunca tome mais do que o prescrito pelo médico
- Sempre leia os rótulos e bulas de qualquer medicamento, ou procure um farmacêutico para esclarecer suas dúvidas
- Verifique as características da embalagem e o aspecto do produto e não compre medicamentos com embalagens ou frascos amassados, tampas violadas, com vazamentos ou alteração de cor
- Não tome medicamentos no escuro para não ocorrer trocas perigosas e, se usar óculos, esteja com eles na hora de medicar-se
- Não utilize medicamentos sem prescrição médica
- Confira sempre a dose do medicamento e use o frasco medidor da embalagem se necessário.