Esta semana, quando comemoramos a passagem de mais um Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, vamos conhecer um pouco mais de Praga, considerada uma das mais belas capitais da Europa. A cidade permaneceu por muito tempo um lugar pouco receptivo ao turismo, quando a extinta Tchecoslováquia fazia parte do bloco comunista liderado pela União Europeia. Com o fim do comunismo, cada vez mais as pessoas procuram a capital tcheca como destino turístico.
Conhecida como a Pérola do Oriente, é difícil descrever os principais atrativos de Praga, pois cada rua é uma obra de arte. Por ser pequena, vale a pena conhecer os atrativos a pé. Existem vários guias locais, encontrados facilmente pelas ruas, que falam fluentemente o inglês e o espanhol. Uma boa dica é iniciar o passeio pela chamada Staromestke Námesti, a principal praça de Praga, situada no coração da cidade. Lá está localizada a Igreja Nossa Senhora Diante de Tyn, o Palácio Kinsky, a Igreja de São Nicolau e a Torre do Sino de Pedra. Também é na praça, mais precisamente no prédio da antiga prefeitura, que está localizado o Relógio Astronômico, construído em 1410 e que ainda funciona com o maquinário original. A cada troca de hora, o espetáculo fica por conta da aparição dos 12 apóstolos, representados por bonecos.
O famoso Bairro Judeu ainda preserva suas construções seculares, com diversos templos, alguns com mais de 700 anos. A mais famosa sinagoga é a Pinkas, construída em 1535 e que possui o nome de 80 mil judeus, vítimas do nazismo, escrito em suas paredes. Através desta sinagoga, se tem acesso ao antigo cemitério judaico, com mais de 100 mil corpos enterrados em 12 mil tumbas, formando um cenário deslumbrante.
É possível encontrar diversos atrativos às margens do rio Vltava, que corta a cidade em duas. Por este motivo, existem diversas pontes que atravessam o rio. Entre elas está a imponente Ponte Carlos que liga o Castelo de Praga à cidade velha. O Castelo de Praga, considerado o maior castelo do mundo, foi fundado no século IX e atualmente serve como residência presidencial.
Praga também oferece diversos cafés e restaurantes. O lado leste da cidade é considerado o mais animado, com boates, restaurantes, casas de show e barzinhos.
A melhor época para visitar a cidade é entre os meses de março e abril, quando o clima é mais ameno. Geralmente os pacotes turísti¬cos combinam diversas cidades da Europa. Por isto, o melhor é entrar em contato com uma agência de viagens. Uma passagem aérea, de São Paulo a Praga sai em média R$ 2.500,00 (valores pesquisado na internet em 27.09.2011).