Criança esperança. A expressão tem ares de poesia. E não poderia ser diferente, afinal, remete ao nome da Escola de Educação Infantil Criança Esperança, uma das mais antigas de Arroio do Meio, onde diariamente o mundo infantil invade todos os espaços. E a poesia então ganha as mais variadas formas de melodia: uma gargalhada, uma cantoria e até mesmo um choramingo de bebê quando bate a hora do soninho.
Ao longo desses 20 anos, a melodia expandiu-se e tomou ares coletivos, seja nos passeios das crianças pelas ruas do bairro, sempre atentas a tudo e a todos que encontram, ou nas inúmeras apresentações para pais e comunidade escolar. E para que a rotina diária, que inicia às 6h15min, quando chegam as primeiras crianças, e encerra às 18h30min, seja harmoniosa a dedicação, o carinho e o zelo das educadoras é imprescindível. Atualmente, o educandário (que já passou por duas ampliações e tem capacidade para receber 110 crianças) atende 94 crianças divididas em cinco turmas: berçário A, berçário B, nível A, nível B e maternal. No total, as atividades são desenvolvidas por 14 educadoras, duas serventes, uma cozinheira e a diretora,
Conforme a diretora Claudete T. Salvi, “A escola tem por finalidade formar cidadãos autônomos e conscientes, crianças criativas, que têm iniciativas, que saibam brincar, expor sentimentos, aceitar as diferenças, conviver em grupo, que saibam estabelecer vínculos afetivos em suas relações com as pessoas com quem convive, que tenham respeito por si mesmo e pelos outros.”

