O aumento do número de vereadores propiciado pela aprovação da emenda constitucional 58, em setembro de 2009, fará com que, pelo menos até agora, mais de três mil novas cadeiras de vereadores ganharão espaço nas Câmaras Municipais do país. Ainda há municípios que não legislaram sobre a matéria, mas, conforme a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o aumento já está confirmado em quase 90% de 2.153 municípios. O número de novos vereadores confirmados até o final de setembro é de 3.158, podendo alcançar oito mil a mais do que no pleito realizado há quatro anos.
O Brasil possui 57.748 vereadores. Com a emenda, o número mínimo de vereadores de um município é de nove e o máximo 55, dependendo do contingente populacional registrado no último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Pelo menos 67 Câmaras Municipais gaúchas já decidiram que terão maior número de vereadores a partir de 2013, e mais de 30 discutem o aumento. Dados da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) apontam a criação de 216 vagas, podendo elevar-se em mais 95 cadeiras nos próximos meses. No RS são 123 Câmaras que podem alterar a sua composição. A data limite para validar as alterações nas eleições de 2012 é junho do ano que vem.
Conforme a Enciclopédia Live Wikipédia, a primeira eleição para vereador, no Brasil, ocorreu em 1532, na vila de São Vicente. Em toda a história do país, as casas legislativas somente deixaram de existir em dois momentos, ambos com Getúlio Vargas: de 1930, com o golpe, até 1934, quando foi promulgada a nova Constituição; e de 1937, quando foi instituído o Estado Novo, até 1946, quando voltou o regime democrático. Até meados dos anos 60 do século XX, a função não era remunerada, no Brasil. O dia do vereador é comemorado em 1º de outubro.