Em que pese o interesse e a importância econômica, na nossa região e em especial nas pequenas propriedades rurais, na denominada agricultura familiar, das atividades de produção de suínos, frangos de corte e gado leiteiro e de corte, as preocupações com o meio ambiente sempre existiram e são cada vez mais desafiadoras.
A destinação de dejetos derivados das atividades e, consequentemente, a redução de impactos ambientais ou as soluções para os problemas de poluição são, hoje, entraves que impedem, em algumas localidades da nossa região, a manutenção, mas, sobretudo, a expansão das atividades econômicas.
Os municípios, que têm na produção primária a base de sua economia, encontram-se em um dilema muito grande, quando têm que desistir de novos projetos de instalação de pocilgas (chiqueirões), aviários e tambos de leite, frustrando intenções de empreendedores rurais. Ultimamente vêm sendo adotadas medidas para contornar as situações de riscos ambientais. Capitão foi pioneiro na instalação de unidades de compostagem. Arroio do Meio igualmente tem experimentos neste sentido. Todavia, a difusão desse processo encontra barreiras no custo de sua implantação.
Nessa preocupação geral, é preciso mencionar o evento realizado na segunda-feira, 03 de outubro, no município de Travesseiro (Felipe Essig), quando várias entidades organizaram um seminário, trazendo técnicos para um debate sobre projetos de biogás/biodigestores e sua viabilidade econômica. A produção de energia, a partir do aproveitamento do gás metano e outros, poderia trazer benefícios substanciais para o controle da poluição do ar, e o abastecimento dos próprios estabelecimentos. Os biodigestores, entretanto, não trariam, de imediato, a solução para os im¬pactos dos dejetos no solo e na água, bens da natureza que continuariam a receber a matéria orgânica, que não diminuiria muito de volume, apesar de extraídos os gases.
É preciso que os estudos tenham sequência, sendo indispensável uma minuciosa avaliação sobre a viabilidade técnica e econômica, e principalmente sobre o destino final dos dejetos após o tratamento a que serão submetidos, para a separação dos principais agentes poluidores.
Fertilidade do solo
Registro também o encontro que ocorreu em Forqueta, na terça-feira, quando a pauta foi a fertilidade do solo, sob o ponto de vista da agroecologia. A prática de utilização de cinzas e de pó de rocha, ingredientes naturais, em substituição a qualquer espécie de adubação química, está sendo avaliada pelo grupo de produção ecológica da localidade, ideia compartilhada com produtores de outros municípios da região.
Para uma reflexão
Quando a gente viaja, as paradas em restaurantes ou lancherias às margens das estradas/rodovias são um procedimento comum. Percebe-se aí um conjunto de distorções, como por exemplo: um pastel custando cinco reais, um copinho de leite (200ml) a R$ 3,50 e assim por diante. Ora, convenhamos, 1/5 do litro do leite custando o equivalente a quase quatro litros que o produtor vende é algo incompreensível e de difícil digestão. Isso não pode ser admitido como “agregar” valor. O conceito poderia ser “tomar” valor!