As arroio-meenses Raquel Baseggio e Jéssica Schneider estiveram presentes no festival de música. No dia 21 de setembro, as garotas partiram de Arroio do Meio com destino ao Rio de Janeiro: cidade sede do Rock in Rio. A preparação para a viagem iniciou no começo do ano, quando Jéssica disse à Raquel que gostaria de ir ao evento. A garota topou a ideia, e ambas começaram a se organizar.
A viagem até o Rio de Janeiro foi realizada de avião. Dentro da Cidade Maravilhosa, as garotas deslocaram-se com a ajuda de ônibus. “É uma aventura”, classifica Jéssica. As arroio-meenses se hospedaram no hotel Brazucas, uma espécie de albergue, onde dividiram o quarto com mais cinco pessoas.
Estar em uma cidade desconhecida não foi empecilho para a diversão de Raquel e Jéssica. As garotas se enturmaram facilmente com as colegas de quarto, e se surpreenderam com a beleza do Rio, e receptividade da população carioca. “A cidade é linda, vistas incríveis que a TV não consegue te passar. Além do mais, o povo é muito receptivo, sempre que pedíamos informações eles estavam prontos pra ajudar,” comenta Jéssica.
As garotas também se admiraram com a organização do Rock in Rio, evento que reuniu cerca de 100 mil pessoas por dia. Elas estiveram presentes nas duas primeiras noites de apresentações, dias 23 e 24 de setembro. “A segurança do local é muito reforçada, não vi brigas ou gente bêbada, o pessoal estava lá para curtir os shows mesmo,” exemplifica Raquel.
Entre os shows, Raquel cita como os preferidos a banda norte-americana Red Hot Chili Peppers, seguida do conjunto brasileiro Capital Inicial e do carisma da cantora estadunidense Katy Perry. Jéssica acrescenta que os shows estavam ótimos, pelo fato de os cantores interagirem com o público.
Após quase uma semana no Rio de Janeiro, as arroio-meenses recomendam a viagem, porém, não confirmam presença na próxima edição do Rock in Rio, prevista para daqui a dois anos. Como boas aventureiras, elas preferem conhecer outros pontos do Brasil no futuro.
Histórico
Idealizada pelo empresário Roberto Medina, a primeira edição do Rock in Rio foi realizada em 1985, em meio às eleições presidenciais de Tancredo Neves, e ao fim da ditadura militar. Na época, foi construída uma pequena cidade de 250 mil metros quadrados na Barra da Tijuca, na capital do Rio de Janeiro. Estima-se que cerca de 1.380 milhões de pessoas estiveram presentes na primeira edição do maior festival de música do país. A segunda edição do Rock in Rio ocorreu em 1991, desta vez, realizada no Maracanã. Cerca de 700 mil pessoas passaram pelo estádio nos nove dias de programação. O Rock in Rio III voltou a ser realizado na Barra da Tijuca, em 2001. Com o objetivo de abraçar conceitos sociais, a terceira edição do festival tinha o lema Por um Mundo Melhor.
Em 2004, foi realizada a primeira edição internacional do Rock in Rio. Lisboa, capital portuguesa, foi escolhida para abrigar o festival brasileiro fora do país. Em 2008, o Rock in Rio foi sediado por dois países diferentes: novamente na capital de Portugal e em Madri, na Espanha.