O deputado Mendes Ribeiro Filho, no primeiro mês no comando do Ministério da Agricultura, enfrenta um enorme desafio, que é superar o inesperado problema de sua saúde. Foi submetido a uma delicada cirurgia e deverá permanecer afastado por alguns dias da rotina de governo, em especial das funções de responsabilidade por um dos setores econômicos mais importantes do País, que é a produção agropecuária.
A torcida de todos nós é pela mais breve recuperação. Pois, além de o ministro ser gaúcho, ou do nosso Estado, ele é um ícone, um modelo de político de integridade ética e moral e deverá ser um contrapeso a tantas figuras opacas, danosas e sem conceito que já passaram ou ainda estão no governo federal, a considerar-se os fatos divulgados constantemente na imprensa nacional e que são de conhecimento de todos.
Apesar de saber-se que Mendes Ribeiro assumiu, recentemente, um ministério sem recursos financeiros, com o caixa literalmente “raspado”, condição que perdurará pelo menos até o final deste ano, ele poderá fazer um extraordinário trabalho na pasta, por seu trânsito na esfera federal, por sua sensibilidade e identidade com o setor primário, representando uma região que sempre teve a característica de produtora de alimentos – grãos e proteína animal, como é o Rio Grande do Sul.
Os líderes regionais, políticos e de outras entidades e instituições depositam uma forte expectativa quanto às relações com o ministro da Agricultura. Especialmente a nossa região tem muitos projetos encaminhados e é uma das áreas do governo central que, de longa data, destina recursos para investimentos, apoiando os setores produtivos e também os próprios municípios, oportunizando a aquisição de máquinas e implementos.
Feiras e festas
Até o encerramento do corrente ano, teremos ainda na região algumas feiras e festividades municipais, como mostra das potencialidades sociais, culturais e econômicas da cada cidade.
Além de Teutônia, Estrela, Santa Clara, dentre outras cidades, que tiveram promoções ultimamente, os próximos municípios que têm agendados eventos são Forquetinha e Marques de Souza. São comunidades com características de atividades econômicas diversificadas, onde ainda predomina a agricultura familiar e a maior parcela do seu valor adicionado fiscal tem origem na produção agropecuária.
Ao acompanharmos a organização desses eventos ou festividades, ficamos impressionados com o espírito coletivo, comunitário que entra em cena. Toda a população se envolve, participa, no anseio de enfatizar e demonstrar o que de mais importante existe naqueles locais. Isto ficou nítido e registrado na semana passada no ato de lançamento da ExpoMarques 2011, lotando o local do evento.
Lombadas eletrônicas
Sem conhecer o desfecho do assunto que foi e deverá ser objeto de reuniões entre município e a empresa, proprietária dos equipamentos instalados, não posso deixar de dizer, com estranheza, que o caso já teve desdobramentos inusitados. O Tribunal de Contas recomendando o pagamento de uma conta que a própria empresa não estava cobrando é no mínimo incompreensível. Além disso, há outros aspectos e intenções que podem ser consideradas. A opinião pública não merece as desinformações e algumas interpretações plantadas com determinados propósitos, cuja leitura só pode ser feita nas entrelinhas. O jogo é assim mesmo!