Essas foram apenas algumas das estatísticas debatidas no mês passado durante o 36º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, realizado em Porto Alegre. Acompanhe como o médico oftalmologista Roberto Fischer avalia alguns dessas constatações.
No Brasil, há um milhão de cegos. As principais causas são catarata, glaucoma e DMRI.
À medida que a população envelhece, algumas doenças oculares começam a aparecer, tais como a catarata e a Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Catarata é a opacificação da lente natural (cristalino) do nosso olho e é bem mais comum em pessoas de idade mais avançada do que naquelas mais jovens. É importante ressaltar que entre essas três principais causas de cegueira é a única totalmente reversível.
DMRI é a degeneração de uma parte da retina, a mácula, que é a responsável pela visão dos detalhes. Ocorre geralmente após os 60 anos de idade. Geralmente, os danos à visão são irreversíveis. Não existem estatísticas sobre o DMRI no Brasil, mas acredita-se que é a causa de cegueira de cerca de 3 milhões de pessoas em todo o mundo.
Glaucoma é a lesão do nervo óptico e, se não tratado, também leva à cegueira irreversível. A principal causa do glaucoma é a pressão intraocular elevada. Geralmente não há cura, porém há controle dessa doença. É estimado que há cerca de mais de um milhão de pacientes com glaucoma no Brasil.
Mais de um milhão de pessoas têm glaucoma, uma das principais causas de cegueira
Como já foi dito, o glaucoma é uma das principais causas de cegueira no nosso país e é uma das causas irreversível. A principal causa é a pressão aumentada dos olhos. Importante salientar que glaucoma não é a mesma coisa que pressão alta dos olhos, como muitos acreditam. Glaucoma é a lesão do nervo óptico, que pode ser causada pela pressão intraocular elevada. Porém, há muitos pacientes com glaucoma e pressão normal nos olhos.
O glaucoma é uma doença de caráter hereditário, e por isso em famílias de portadores de glaucoma há a necessidade de que todos façam os exames preventivos. Também fazem parte do grupo de risco:
– Indivíduos com mais de 40 anos de idade: o risco de ser portador de glaucoma aumenta com a idade
– Raça negra: os indivíduos da raça negra tendem a desenvolver o glaucoma numa idade inferior à média e a probabilidade de ser afetada é quatro vezes maior em relação aos brancos.
– Altos míopes: indivíduos míopes que usam lentes acima de seis graus também estão sujeitos a um risco maior
– Diabéticos
– Pacientes que tiveram trauma ocular ou doenças intraoculares