De hoje até domingo, Forquetinha espera a todos durante a Expofest. A festa mais germânica da região contará com diversos atrativos no parque temático Christoph Bauer. O asfalto está quase lá. Seguindo pelo bairro Conventos em Lajeado, apenas um pequeno trecho de quatro quilômetros ainda não está pavimentado. Com a previsão de tempo bom, será um excelente passeio. Vale a pena visitar um dos municípios que mais cresce no Vale do Taquari.
• O umbigo de R10
Do poeta José Pedro Goulart na ZH de quarta-feira: “Há dez anos quando Ronaldinho escapou do Grêmio pela porta dos fundos, a mãe dele justificou o desaforo: ‘Os filhos pertencem ao mundo’. Agora sob as vaias ensurdecedoras, R10 disse: ‘Perto do som da torcida do Flamengo, isto não é nada’. Duas lógicas parecidas: duas distorções fraudulentas. Todas as mães deveriam saber que ninguém pertence ao mundo, isso é uma generalização paroquial. A gente pertence ao umbigo. E ao falar da torcida do Flamengo, R10 apela para a proteção. Mas o Flamengo é o umbigo do Zico, do Junior até do Fio Maravilha. De R10 nunca será”.
• Mais rigor
Neste Finados em que muitos pais choraram novamente a morte de seus filhos em acidentes de trânsito, motivados por embriaguês ao volante, o delegado de polícia de Teutônia, Mauro Mallmann, disse que a Lei Seca deve ser aperfeiçoada. “Atualmente, quem não tem dinheiro vai para o presídio, e quem tem, vai embora. Cerca de 50% dos acidentes na região envolvem motoristas embriagados”.
• Caminhos da Colônia
A participação de 50 pessoas de municípios como Lajeado, Estrela, Travesseiro, Canudos do Vale, Forquetinha e Marques de Souza, credenciou o projeto Caminhos da Colônia a consolidar-se como evento de lazer e turismo no Vale do Taquari. Iniciativa de um grupo de moradores, a caminhada inicial de quatro quilômetros até a divisa com o município de Progresso foi de “encher os olhos” dos caminhantes. Além disso, proporcionou o retorno de ex-moradores que vieram especialmente para a ocasião. De negativo, apenas a ausência da Amturvales (Associação de Turismo dos Municípios do Vale do Taquari), que foi convidada para o evento. Em dezembro sai a segunda edição. Num percurso maior, cerca de dez quilômetros, a intenção é seguir até Linha Orlando e encerrar o trajeto na gruta em Rui Barbosa, Canudos do Vale.
• Posição intermediária
O relatório do Desenvolvimento Humano 2011, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), classifica o Brasil na 84ª posição entre 187 países avaliados pelo índice. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil em 2011 é de 0,718 na escala que vai de 0 a 1. O índice é usado como referência da qualidade de vida e desenvolvimento sem se prender apenas em índices econômicos. O país com mais alto IDH em 2011 é a Noruega, que alcançou a marca de 0,943. Os cinco primeiros colocados do ranking são, pela ordem, Noruega, Austrália, Holanda, Estados Unidos e Nova Zelândia. Segundo o Pnud, o pior IDH entre os países avaliados é o da República Democrática do Congo, com índice 0,286. Os cinco últimos são Chade, Moçambique, Burundi, Níger e República Democrática do Congo. O índice se baseia em dados como a expectativa de vida, a escolaridade, a expectativa de escolaridade e a renda média.