Ao contrário de alguns conterrâneos, fico radiante quando posso voltar a Arroio do Meio. E quando o retorno é motivado pela realização de um evento de abrangência municipal a emoção é ainda maior. No último domingo, participei na condição de jurado da escolha da Rainha do Município que comemora os seus 77 anos.
A função de jurado em concursos de beleza não é estranha para mim. Pelo contrário. Nos tempos de repórter, no início de carreira, atuando nas rádios Independente (Lajeado) e Gazeta (Santa Cruz do Sul), praticamente todos os finais de semana havia um compromisso do gênero, a maioria no interior dos municípios.
Para garantir a manutenção da harmonia doméstica, levei comigo minha esposa. Com bom humor, ela encarou o bate-papo com as gurias no coquetel que antecedeu ao desfile. Foram 11 garotas que honraram a tradição de beleza das mulheres de Arroio do Meio desde os tempos do extinto Rainha das Piscinas, um dos mais tradicionais concursos de décadas anteriores.
Os demais jurados facilitaram o trabalho com descontração, disposição para o diálogo e compreensão da função. Certamente o público que lotou a Rua de Eventos – aliás, uma ótima ideia! – deve ter ficado apreensivo com a demora que procedeu a escolha e que culminou com o nome da loira Carini Dick, de 24 anos, como Rainha, juntamente com as princesas Sabrina Beatriz Linn e Roberta Cristina Müller Lermen.
O comportamento do público que lotou a Rua de Eventos comprova a educação do nosso povo
Além da satisfação em participar de um evento que integrou o calendário de festividades alusivas ao aniversário do município, me emocionou o comportamento do público. Vislumbrei famílias inteiras que se espalharam pelas calçadas acomodadas em cadeiras de praia e também nos bancos da praça e nos gramados do entorno da passarela.
Apesar do grande número de candidatas, não se ouviu um vaia sequer, o que comprova a civilidade daqueles que compareceram à Rua de Eventos. Participei de inúmeros concursos onde os desfiles individuais foram marcados por apupos que se prolongavam até o anúncio do resultado final.
Estão de parabéns todos aqueles que trabalharam de forma dedicada à realização do evento, sob a batuta do dinâmico prefeito Sidnei Eckert. Não é fácil organizar um concurso deste tipo. Mobilizar a comunidade, sensibilizar as meninas para participar, levar o público até o local e rezar para que tudo dê certo é um exercício físico e mental intenso e que requer muita energia.
Entre o batalhão que suou (literalmente) pelo sucesso do evento destaco a secretária de Turismo, Jaqueline Kuhn, filha de um grande amigo de adolescência (Jorge Kuhn). Antes, durante e depois da agitação do domingo à noite, ela que transitou com desenvoltura e liderança até o final da festa. Parabéns pela qualidade do trabalho e pela capacidade de mobilização!
Chegamos em casa, em Porto Alegre, por volta da 1h da madrugada de segunda-feira. Exaustos, mas felizes com a sensação do dever cumprido.