Já está no forno o calendário 2012 produzido pela Gráfica Cometa de Lajeado. Aguardado com muita expectativa pelos temas abordados, nesta edição terá como foco os jogos praticados em localidades do interior, como roleta, bocha 48, quatrilho, eisstocksport, bisca, carrinho de mão, segar boréi, loto, kraspenz, mora (foto acima) e motossera, entre outros. As fotos são de Cristhian Schimidt, produção de Darde Propaganda e colaboração deste colunista.
Turismo – Municípios integrantes do G8 participam da rota turística Trilhas e Memórias. Envolvendo Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Forquetinha, Canudos do Vale, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério, o projeto coordenado pela turismóloga Diuly Mähler está sendo formatado com o objetivo de integrar as localidades e divulgar suas belezas naturais e culturais.
Lua cheia – Falando em turismo, o projeto Caminhos da Colônia programa para a primeira semana de fevereiro uma nova edição. Desta vez será à noite, com a Caminhada da Lua Cheia. Durante duas horas, adeptos de caminhadas poderão contemplar o luar e a natureza próxima ao rio Forqueta no distrito de Tamanduá em Marques de Souza. A propósito, o projeto foi lançado oficialmente na ExpoMarques no final de semana.
Imortais – Na segunda-feira desta semana, juntamente com a colega escritora e professora Ivete Kist, aqui da casa, e mais 20 escritores, fomos empossados na Academia Literária do Vale do Taquari. Honraria que nos deixa ainda mais compromissados principalmente em resgatar a história das pequenas localidades do Vale do Taquari. Prefeito de Arroio do Meio Sidnei Eckert e secretária de Educação Eluíse Hammes prestigiaram a solenidade.
Espaço para opinião – O Facebook tem sido uma ótima ferramenta para o debate de assuntos diversos, entre eles, aqueles que dizem respeito às nossas comunidades. Desde que usado com responsabilidade, o espaço torna-se mais um instrumento democrático, embora alguns ainda prefiram a ditadura.
Perda – Faleceu nesta semana o radialista Sayão Lobatto. Para quem curtiu rádio nos anos 70, ele fez sucesso com o programa Não Diga Não, no qual ganhava prêmios quem conseguisse falar com o locutor durante dois minutos sem dizer a palavra não. Trabalhou nas rádios Difusora, Caiçara, Itaí e Farroupilha, entre outras.