Você sabia que a acupuntura, técnica milenar, pode ser utilizada para amenizar os efeitos da TPM?
Acompanhe os esclarecimentos fornecidos pela enfermeira e acupunturista Greice Teloken, da Clínica Funcionale.
O que é TPM?
Tensão pré-menstrual, a famosa TPM, é o nome que se dá a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação. Conforme a enfermeira e acupunturista Greice Teloken, a TPM é caracterizada por uma irritabilidade, tristeza e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como, por exemplo, dor nos seios, dor nas costas e cabeça. Decorre da retenção de sódio e água .
As mulheres hoje têm mais TPM do que antigamente?
A variação hormonal fisiológica da mulher no seu ciclo menstrual é a grande responsável pelo aparecimento da TPM. Além de todas essas variações hormonais que ocorrem mensalmente em todas as mulheres na idade fértil, existem alguns agravantes, como estilo de vida e alimentação. “Então, quanto mais estresse, má alimentação e sedentarismo, maior é possibilidade dessa mulher apresentar TPM”, avalia Greice.
Os sintomas e a intensidade
Quanto mais filhos, mais responsabilidades no trabalho, mais competitividade na carreira ou em casa com o parceiro, maior a chance de a mulher ter TPM. Os sintomas, segundo Greice, também podem variar: “Uma mesma mulher pode ter somente uma dor de abdome antes da menstruação nos seus 20 anos e depois, quando tiver filhos e aumentar sua carga de trabalho e responsabilidade, esses sintomas piorarem e ela apresentar também irritabilidade, insônia, agressividade e/ou depressão.”
TPM, estresse e alimentação
Quanto mais estresse, maior serão os sintomas da TPM. A mulher na sua rotina diária tem sintomas muito mais fortes e intensos do que quando ela está em férias. A piora da alimentação na sua rotina também contribui para a piora do quadro de TPM. “A pressa em se alimentar, a falta de cuidado na escolha dos alimentos e o aumento do uso de estimulantes cerebrais, como o café, chá e o álcool pioram muito os sintomas”, alerta a enfermeira.
Tratamentos complementares e sua eficácia
A alimentação à base de soja é rica em isoflavonas que podem ajudar bastante, a ioga, a acupuntura, a meditação, a atividade física em geral, são alguns exemplos de como existem maneiras de se melhorar esses sintomas da TPM.