Whitsundays é composta por 74 ilhas paradisíacas, muitas ainda desabitadas, localizadas no estado australiano de Queensland. Considerada o maior playground aquático do mundo, em Whitsundays é possível praticar mergulho, natação e vela.
Dentre as diversas ilhas, destaca-se a Ilha de Hamilton, a maior ilha habitada e que oferece mais de 80 atrações e atividades para os turistas. A ilha ficou conhecida mundialmente no ano de 2009, quando o governo de Queensland abriu a disputa pelo chamado “melhor emprego do mundo”. A vaga, para ser zelador da ilha durante o período de 6 meses com a obrigação de contar diariamente em um blog todas as maravilhas do local, foi disputada por 34 mil pessoas de diversas partes do mundo. O felizardo foi o britânico Bem Southall, que recebeu um salário de 100 mil dólares pelo período do contrato.
Outra atração é a ilha de Whitehaven, votada pela National Geographic como uma das 10 praias mais bonitas do mundo, com 7 quilômetros de areia extremamente branca e mar azul. Como a ilha faz parte de um dos diversos parques nacionais marinhos é preciso registrar-se para os passeios e só é permitido ao visitante permanecer por algumas horas no local, para manter a máxima preservação possível da praia e da vegetação.
Arlie Beach é uma cidade bem pequena, mas que oferece toda a infraestrutura necessária para o turista. Além das atividades aquáticas, existem diversas trilhas em meio aos parques nacionais, muitas delas terminando em pequenas praias isoladas.
Além de todas estas atrações, Whitsundays está localizada próxima a Grande Barreira de Corais. Considerada o maior sistema de recife do mundo, estende-se por mais de 2 mil quilômetros. Diariamente diversos passeios de barco levam até a Grande Barreira de Corais. Geralmente eles têm duração de um dia, mas se seu bolso permitir é possível permanecer o tempo desejado e aproveitar a noite para fazer mergulhos.
O clima em Whitsundays é quente, sofrendo pequenas variações durante o ano. A promessa do governo da Austrália é que na região de Whitsundays faz sol 300 dias por ano.
A moeda oficial da Austrália é o dólar australiano. Além dos bancos, existem diversos pontos de câmbio espalhados por todo o país. A maioria dos estabelecimentos aceita pagamento com cartão de crédito.
Uma passagem de Porto Alegre para Sidney na Austrália custa aproximadamente R$ 10.000,00 e o voo dura em média 29 horas. Não esqueça que o país é grande, portanto, muitas vezes é necessário percorrer grandes distâncias até os destinos turísticos desejados. Mas, por existirem diversas companhias aéreas, que oferecem voos para todas as regiões do país, as passagens são relativamente baratas.