Setor de planejamento aprovou a construção de 308 novas residências em Arroio do Meio no ano passado. A média alcança 25 casas estruturadas por mês no município.
Os dados da Administração Municipal arroio-meense comprovam o que pode ser percebido em um passeio pelos bairros do município. Arroio do Meio está crescendo de forma estrutural e populacional. Em 2011, o setor de Planejamento aprovou a construção de 308 novas moradias. A média é 16,2% superior a registrada em 2010, quando foram construídas 265 casas. A área total ocupada pelas edificações chegou a 53.221,33 metros quadrados. “Arroio do Meio acompanha o crescimento registrado em todo o Brasil,” acrescenta o secretário da pasta de Planejamento, Henrique Meneghini.
Pelo terceiro ano consecutivo, o São Caetano é o campeão em novas moradias, acompanhado pelo bairro mais populoso e com maior número de domicílios do município: o Bela Vista. O Aimoré, conhecido pela instalação de diversas indústrias, foi o terceiro mais procurado para as construções.
São Caetano é o preferido dos novos munícipes
O berço dos primeiros colonizadores de Arroio do Meio lidera a lista dos bairros com o maior número de residências construídas, pelo menos, nos últimos três anos. Em 2011, 108 casas foram adicionadas aos 742 domicílios já existentes em São Caetano. O número corresponde a mais de um terço de todas as construções aprovadas no município no ano passado.
Nesta semana, Lairton Gerevini trabalhava em uma das tantas obras localizadas no loteamento Sol da Manhã. “Tem obra por todos os lugares em Arroio do Meio, principalmente aqui no bairro” percebe o pedreiro. Loteador do Sol da Manhã e Nascer do Sol, João Hilgert calcula que apenas nestes dois loteamentos foram construídas 23 residências em 2011. Para esse ano, Hilgert prevê a edificação de 45 residências, pavimentação de 10 mil metros quadrados e instalação de 250 novos terrenos. Hilgert investe há anos no crescimento de São Caetano. Ele aponta a proximidade com a RS-130 como uma das vantagens do bairro. “São Caetano tem muitas áreas ao entorno da RS-130. Outros bairros que também têm essa vantagem estão com as áreas ocupadas ou são alagáveis,” explica. Outro benefício apontado por Hilgert é o fato de São Caetano ter ligação asfáltica até o Centro.
Meneghini acredita que os investimentos feitos pelo governo municipal em São Caetano também refletem na predileção do bairro. No começo deste ano a comunidade foi contemplada com a inauguração da quadra coberta localizada ao lado do Sport Clube Sete de Setembro, além do início das obras de uma área de lazer no loteamento São Caetano, antigo loteamento Wathier. Também foi realizada a construção de calçada de passeio na Presidente Vargas, nas proximidades da Emef São Caetano, pedido antigo dos moradores do local.
Bela Vista continua tendo o maior número de edificações do município
Mesmo com a crescente demanda de residências construídas em São Caetano, o bairro Bela Vista mantém o status de mais populoso do município e com maior número de domicílios. No Censo realizado pelo IBGE em 2010, o bairro tinha uma população estimada em 3.053 pessoas e 1.041 edificações.
No ano passado foram construídas 64 novas residências no bairro Bela Vista. Segundo o loteador Michel Yépez, apenas no loteamento Novo Bela Vista, cerca de metade dos cem terrenos foram ocupados. Yépez acredita que o Bela Vista é um bairro atraente para a população por estar localizado próximo ao Centro e em áreas não alagáveis. O loteador ainda acrescenta que por ser um dos bairros mais antigos do município acabou tornando-se completo, com escola, creche e comércio diversificado. “O Bela Vista tem uma das áreas residenciais mais bonitas de Arroio do Meio,” classifica Yépez.
Investimentos também estão sendo realizados no bairro Bela Vista. Em novembro foi iniciado o asfaltamento de 720 metros na estrada geral de Arroio Grande. O bairro também foi contemplado com a instalação de uma área de lazer no loteamento Antares, sendo que a falta de um espaço para convivência pública é citado como a principal carência do bairro.
Indústrias atraem novas construções para o Aimoré
O Aimoré volta a figurar entre os três principais bairros do município, no quesito construção civil. Mesmo tendo praticamente todas as áreas não alagáveis ocupadas, o bairro Aimoré registrou a aprovação de 42 novas residências em 2011. Meneghini acredita que os novos moradores optam pelo Aimoré devido à proximidade das principais empresas do município. Das sete maiores indústrias arroio-meenses em termos de Valor Adicionado e ISSQN, quatro estão no bairro – BRF Brasil Foods S/A (1°); Cosuel (4°); Cia Minuano de Alimentos (5°); Curtume Aimoré S/A (7°). “É mais cômodo quando a pessoa mora perto do seu emprego,” conclui Meneghini. Atualmente o bairro Aimoré possui uma população superior a 1.600 habitantes.