O mês de março estará cheio de programações para a comunidade local. Em Dona Rita, a festa de aniversário dos 90 anos da escola reunirá centenas de ex-alunos, alunos e professores, nos dias 24 e 25. Um dos pontos altos será o lançamento do livro que resgata a memória da educação escolar no Rio Grande do Sul, com foco para a escola de Dona Rita, escrito pelo professor Roque Danilo Bersch com o médico Rui Bersch. Mas há também intensa movimentação de grupos de alunos, ex-alunos e pessoas da comunidade se preparando para apresentações no palco aberto. Detalhes da programação, envolvendo integrantes das diretorias da comunidade, foram discutidos em reunião ontem à noite.
Começa também no próximo dia 2 a programação alusiva aos 20 anos de emancipação político-administrativa de Travesseiro. Na sexta-feira como já tem sido divulgado, será lançado o CD do Coral Municipal Novo Brilho e no dia 3 haverá os jogos rurais, em Linha Cairu que estão a cargo do grupo de jovens Rincão da Amizade, presidido por Simoni Fucks. A tradicional festa da Comunidade Evangélica de Picada Felipe Essig, no dia 11 também integra a programação. Segue no dia 18 encontro de trilheiros com organização do Moctra; no dia 20, feriado no município, a partir das 14 horas os festejos se concentram no Clube Esportivo com a presença dos Três Xirus e banda Zabadac e no dia 25 encontro de ex-moradores de Travesseiro que começam o domingo com roda de chimarrão, jogo de futebol entre Agropecuária Sandri e Sírio automóveis, apresentação da Orquestra Municipal e almoço, também no Clube Esportivo.
Assim como Travesseiro, Capitão também festeja seus 20 anos de emancipação e um dos pontos altos será o Circuito Cultural, mas também haverá outras programações, entre as quais a escolha das soberanas do município em evento a ser realizado no dia 18 na Praça Municipal, com show do Grupo Tchê Garotos e banda Porto do Som. No final do mês, dia 30 haverá escolha da corte da terceira idade.
Mudanças no secretariado
Secretários municipais que pretendem concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores devem deixar os cargos seis meses antes das eleições, portanto, até 6 de abril. A legislação força mudanças na composição dos governos municipais em grande parte dos municípios, uma vez que muitos secretários serão potenciais candidatos para vereador. Aqui em Arroio do Meio poderá haver mudanças na secretaria de Obras com o titular Paulo Volk; na Agricultura, com Paulo Grassi. Ambos deverão concorrer. Nas eleições passadas, também o secretário de Administração Márcio Cazotti concorreu a uma vaga e se fala da secretária de Educação Eluise Hammes, como candidata a cargo eletivo. As definições acontecerão nos próximos dias com a volta do vice-prefeito e presidente do PMDB, Klaus Schnack que retornou de férias ontem.