As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012 ou candidatos devem registrá-las na Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação de cada resultado. O registro de pesquisa será realizado apenas via internet, pelas entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2012. As informações e os dados registrados no sistema de pesquisa ficarão à disposição de qualquer interessado, pelo prazo de 30 dias, nos sítios dos Tribunais Eleitorais.
Expobol – Boqueirão do Leão, localizado no alto da serra, na divisa com o Vale do Rio Pardo, realiza de 29 de março a 1º de abril a terceira edição da Expobol. A feira que mostrará as potencialidades do município terá lançamento oficial dia 13 de fevereiro.
Turismo – O projeto Educando para o Turismo, que será desenvolvido através de parceria entre a Escola Estadual Henrique Geiss do distrito de Tamanduá, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Marques de Souza, Amturvales e Cipae-G8, terá o lançamento e a aula inaugural dia 15 de março. O projeto pretende envolver a comunidade, valorizando as coisas locais e projetando a localidade para a região na área do turismo.
Expovale – Até dia 1º de março estão abertas as inscrições para as meninas interessadas em concorrer à Rainha da 18ª Expovale, que ocorre de 9 a 18 de novembro de 2012. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na MR Promoções e Eventos na rua Bento Gonçalves, 1319, em Lajeado. A escolha ocorre dia 31 de março, durante a Festa da Imigração no Parque Professor Theobaldo Dick.
Colheita – Projeto de política agrícola implantado no ano passado pela Administração de Marques de Souza começa a gerar resultados positivos. O incentivo a quem produz com qualidade fez com que dezenas de produtores investissem na propriedade, que agora, além de render mais financeiramente, também obtém incentivos municipais em forma de vale-compras. Ganha o produtor, ganha o município. Como sempre, no lançamento, não faltaram críticas ao secretário João Bogorni, principalmente de quem viu no projeto uma espécie de freio na caça aos votos.
SUS – Agricultores do Vale do Taquari são os primeiros do Estado a serem consultados pelo Ministério da Saúde a respeito do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Este projeto piloto busca analisar se os agricultores são atendidos pelo SUS e, em caso positivo, o grau de satisfação dos agricultores com o sistema. Através de troca de experiências, seminários, oficinas, os trabalhadores rurais, que têm os mesmos direitos que os trabalhadores urbanos, poderão fazer melhor uso do programa. Alguns agricultores afirmam ainda não ter conhecimento sobre o funcionamento do SUS. O Brasil tem atualmente quatro milhões de famílias de agricultores.