Até o dia 15 de junho, quando a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado –Cosuel estará completando 65 anos, os investimentos de mais R$ 55 milhões na nova planta industrial de leite em pó, em Palmas, Arroio do Meio, estarão gerando retorno.
A informação é do superintendente Carlos Alberto F. de Freitas, durante visita do prefeito Sidnei Eckert, secretário da Indústria e Comércio Norberto Dalpian e quatro dos nove vereadores, na manhã de segunda-feira. Dentro dos próximos 30 dias, a empresa pretende iniciar os testes com água e após leite. O início das atividades está atrasado em quase um ano devido a problemas climáticos e burocráticos, mas todas as etapas atendem aos critérios mais exigentes do mercado mundial. Carlos Alberto ressalta que a fábrica, uma vez concluída, será uma “Mercedes Benz”, pelo aporte da tecnologia de junção das duas maiores empresas do mundo situadas na Alemanha e Dinamarca.
O projeto da fábrica de leite em pó produzirá inicialmente 54 toneladas por dia, resultado de mais de 400 mil litros de leite in natura. Entre os diferenciais do produto, o técnico laticinista Regis Ferreira destaca o equipamento vibrofluidizador, com a função de aumentar as partículas do pó, objetivando maior aglomeração facilitando a diluição em água. O produto chegará ao mercado em embalagens de 200 e 400 gramas, 1 quilo e sacos de 25 quilos. Paralelamente, o projeto deverá contemplar a construção de uma nova linha para 200 mil litros diários de leite longa vida, com embalagens diferenciadas, sem afetar a produção da indústria de laticínios instalada no bairro Aimoré, com a produção diária de 460 mil litros. A Cosuel trabalha com a meta de alcançar a industrialização de até 1,2 milhão de litros de leite ao dia, contando com a terceirização de serviços por empresas interessadas.
No futuro, um investimento complementar deverá ser a fábrica de manteiga, bem como a implantação de um campo experimental agrícola e de tecnologia, em área anexa à fábrica. “Pensamos num parque-escola para exposições, com toda a infraestrutura necessária até para cursos técnicos”, revela Carlos Alberto.
O projeto foi apresentado ainda pelo supervisor Gelsir Gionisella e encarregados de obras. Acompanharam a visita os vereadores Darci Hergessel, PDT, Gustavo Kasper, PP, Fernando Enéias Bruxel e Nestor Matte, ambos do PMDB. TAS