Quando iniciei a Portal Mix, há exatos 10 anos, confesso que bem no fundo não imaginava o quanto poderia dela esperar, como instrumento de prestação de serviço e repercussão de matérias de interesse, para o 2º maior mercado jornalístico do interior brasileiro.
Há 14 anos, o exercício da atividade de Juiz Classista da Justiça do Trabalho, representando as agências de propaganda, foi o ponto de partida, pode acreditar, para que a Portal Mix ganhasse vida.
A ideia foi alimentada pela conversa diária com os demandantes do serviço da Justiça, dos quais pude conhecer as queixas que relatavam sobre patrões, empregados, justiça, governo, enfim, sobre tudo aquilo que fazia sua vida girar e dificultava, segundo eles, uma realização mais duradoura e exata dos sonhos de cada um.
Essas conversas diárias, efetuadas dos primeiros minutos da abertura de cada dia de trabalho às últimas frases do turno da manhã, asfaltaram meu caminho como um bom e interessado Juiz, cuja maior vitória era sempre o do Acordo entre as partes, o que me permitiu, ao final de dois anos e meio de atividade, cumprir o rodízio que a lei previa, certo de ter realizado minha missão na 29ª Junta da Justiça do Trabalho da IV Região.
Ao rememorar minha experiência como juiz classista, vieram à tona as conversas sobre as dificuldades das partes (patrão/empregado), os desafios do dia-a-dia deles (saúde, educação, distância entre sonhos e realidade, família, dívidas, sugestões que gostariam de formular) e convenci-me de que poderia fazer muito mais por todos, se conseguisse fazer chegar a cada vez mais pessoas, um número sempre maior de assuntos variados e um pouquinho acima do patamar no qual elas se colocavam. Uma espécie de puxar um pouco mais para cima as esperanças, os desejos, o possível, o já existente e o irreal, e, acima de tudo, as histórias e estórias que poderiam alimentar seus esforços e conhecimentos, para cada uma delas poder ser um pouco melhor; especialmente para si mesmas.
Daí, nasceu a Portal Mix, hoje presente semanalmente em 149 municípios gaúchos, em metade das regiões do estado e nas pá¬ginas de quase duas dezenas de jornais, há exatamente 10 anos.
Com a Portal Mix, pude multiplicar o que pensava sobre Regionalização da Saúde, implantação e uso da ferrovia, dos metrôs, do aeromóvel; com ela pude lutar contra a violência e a forma de combatê-la, sem ser violento ou agressivo, valorizar os bons políticos, as práticas da melhor administração pública e a forma de poder dela participar, a definir um verdadeiro conceito sobre Reforma Agrária e suas multiplicações, especialmente políticas.
Com a Portal Mix pude, finalmente, revigorar a Tradição e a História do Gaúcho, desfilando suas principais figuras e ações, os feitos de cada gigante do tradicionalismo e as conquistas e lutas de cada heróico guerrilheiro farrapo.
Com ela, Portal Mix, relatei a Era da Soja no RS e no Brasil, a escassez do Trigo, a saga das Missões Indígenas e os avanços na caminhada da Medicina, pelo mundo e, em especial, pelo Brasil e seus estados.
Há muito mais a fazer com a Portal Mix, de cujos 10 anos falei muito pouco, porque já estamos vivendo os primeiros dias da Segunda Década de sua Vida.
Espero que os resultados sejam ainda melhores, para todos nós, nesta segunda etapa.