O prefeito Sidnei Eckert, acompanhado dos vereadores Eneias Bruxel (PMDB), Darci Hergessel (PDT) e Roque Haas (PP), passou dois dias em Brasília visitando gabinetes dos deputados federais em busca de notícias da liberação de emendas. Entre os gabinetes visitados: Ênio Bacci (PDT); Alceu Moreira (PMDB); Elvino Bohn Gass (PT); Afonso Hamm (PP); José Otávio Germano (PP) e ministérios do Turismo, Cidades e Agricultura.
Verdes – Os verdes de Arroio do Meio estão empolgados e animados. Estão dando asas à liberdade. Em política este sentimento é importante. Na prática estão estruturando a nominata para concorrer nas eleições para vereador e prefeito e vice. Como o partido é muito pequeno, com poucos filiados é possível que a maioria acabe colocando o nome na disputa eleitoral. Mas sem pressão, garantiu um dos líderes.
Mulheres – Entre os nomes de mulheres que estão sendo citados como possíveis candidatas a cargos eletivos: Jaqueline Kuhn, Adriana Meneghini Lermen, Teresa Krein, Cloé Scheid…
Trânsito seguro para ciclistas
Em São Paulo, a Companhia de Engenharia do Tráfego vai enquadrar no artigo 109 do Código de Trânsito (infração leve) e três pontos na carteira os motoristas que não respeitarem a segurança dos ciclistas. Para identificar as condutas perigosas, os agentes foram treinados e entre as infrações está dirigir muito perto dos ciclistas ou dar fechadas.
A propósito desta realidade de trânsito de ciclistas, nós aqui em Arroio do Meio também enfrentamos um problema crônico. Ciclistas que andam na contramão na João Carlos Machado. Na semana passada, três adolescentes estavam em disparada na contramão em horário movimentado, descendo pela João Carlos Machado, um perigo para motoristas menos atentos.
Memória do esporte
Paulo R.R. Oliveira mais conhecido como Bozó, que já foi dirigente da Lafa, está organizando um Túnel do Tempo envolvendo ex-atletas, dirigentes, imprensa, ex-prefeitos, clubes, para o dia 29 de maio, uma terça-feira à noite. O evento, além de homenagens, terá jantar especial com a música do Barbarella no salão de festas do restaurante Moinho da Luz. Os convites estão sendo vendidos a R$ 50 e há poucos cartões disponíveis. Se houver lucro, os valores serão doados para uma entidade. Uma das presenças já confirmadas é de Leonardo Gaciba, ex-árbitro da Fifa e hoje comentarista da rede Globo.
Plínio Backendorf
Faleceu esta semana em Caxias o empresário e tabelião Plínio Backendorf aos 71 anos. Ele estava internado havia três semanas, se recuperando de uma cirurgia de retirada de cálculo renal, contraindo no pós-operatório uma infecção generalizada. As pessoas de mais idade aqui da região, e especialmente de Arroio do Meio e Travesseiro onde vivem parentes, lembram bem do seu nome por ter sido um dos pioneiros na divulgação e apresentação do programa da Rádio Independente – Arroio do Meio em Foco na década de 1960, mais precisamente até l965, quando foi aprovado num concurso de Cartório de Títulos e Documentos na cidade de Caxias. Foi ele que ofereceu a vaga para Norberto Ritt que depois apresentou o programa durante 45 anos, até um pouco antes de falecer, no ano passado.
Em Caxias, Plínio se notabilizou como tabelião e como empresário além de envolvimento em causas sociais, a exemplo do Rotary Club Caxias do Sul. Também integrou a diretoria do Juventude de Caxias como presidente e vice por várias vezes. Segundo o jornal Pioneiro de Caxias, Plínio Backendorf estava afastado dos negócios nos últimos anos e sua saúde se fragilizou a partir da perda do filho Leandro há 10 anos.