Um público de diferentes idades acompanhou a programação desenvolvida durante a 8ª Feira Municipal do Livro promovida pela Administração Municipal através da secretaria da Educação e Cultura e realizada no ginásio da Escola Municipal Pedro Pretto, com o tema Amar é a arte da vida. Ler é a arte do saber.
A programação que foi aberta na quinta-feira à noite estendeu-se até sábado antes do meio-dia, com exposição e comercialização de livros com a Livraria Armazém, presença de escritores, apresentação de peças teatrais e palco aberto para artistas da comunidade.
Durante o cerimonial de abertura dirigido pelo professor Joaquim Rauber, a secretária da Educação e Cultura Valquíria Marques de Castro fez referência à importância da leitura na cultura de um povo. “A leitura representa liberdade, criação, imaginação e um teste de valores”, comentou Valquíria.
Após a solenidade de abertura, o público assistiu à apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil de Travesseiro, regida pelo professor Gustavo Rauber, e à peça teatral humorística Retrato da companhia CurtoArte.
A feira teve continuidade na sexta-feira, dia 04, com programação voltada para os estudantes de todos os níveis. Além da visitação aos estandes de livros, os alunos acompanharam a performance interativa de Alex Riegel e as peças teatral Ilha e Revolução dos Livros com a companhia de teatro Espaço da Arte.
Na sexta-feira à noite, foi a vez do público assistir a encenação da peça teatral Receitas da Tia Herta, com o grupo CurtoArte; apresentação da Orquestrinha da Escola Pedro Pretto e palco aberto para artistas da comunidade. No último turno da feira, no sábado pela manhã, houve a contação de histórias e apresentação de atividades circenses com o grupo Atuadores Pur’Arte.
Secretária da Educação cita valores da leitura
A secretária da Educação e Cultura Valquíria Marques de Castro iniciou seu discurso agradecendo a presença de autoridades, diretores, professores, alunos e a comunidade. Também destacou a atuação da comissão organizadora da feira, que em conjunto se esforçou para implantar cultura dentro de cada travesseirense.
Valquíria disse que a leitura é um dos últimos recantos da liberdade de um ser: “Quem lê cria tanto ou mais que o autor. Com a imaginação solta, o leitor elabora mentalmente os cenários, compõe o perfil dos personagens, identifica afinidades pessoais e vive, a seu modo, o prazer e a infinitude das emoções potencialmente contidas no texto. Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros. No final de cada livro ficamos enriquecidos com novas ideias. Ler é estimulante, pois assim como as pessoas os livros podem ser intrigantes. Os livros partilham sentimento e pensamentos, colocam-nos em outros tempos, outros lugares, outras culturas. Também ajudam-nos a sonhar e fazem-nos pensar.”
Valquíria ainda disse que “ler bons livros é capacitar-se para ler a vida, e, assim pensando, a Administração Municipal demonstra sua preocupação em propiciar à população atividades que ampliam o acesso ao livro e à leitura, pois temos plena consciência que ao ler um livro evoluímos e desenvolvemos nossa capacidade crítica e criativa. Por isso, nosso incentivo para que o hábito da leitura seja algo cada vez mais de nosso cotidiano. Temos a certeza de que nossas escolas estão comprometidas em criar meios propícios para que nossas crianças construam suas estruturas de pensamento da melhor maneira com o melhor tipo de informação e os melhores exemplos possíveis”, finalizou a secretária.