À medida que o mundo avança em criações, pode aparecer uma dor inesperada, em vez da sensação de fartura e segurança.
§§§
À medida que o munda avança, fica necessário ser íntimo de computadores, falar Inglês, ampliar a rede de contatos;
Torna-se indispensável frequentar cursos, melhorar as técnicas de gestão, de produção, de comercialização, de comunicação…
Aumenta a quantidade de filmes imperdíveis e de gravações de peças musicais, além da remasterização de sucessos de outras épocas que vão ficando disponíveis, cada dia em número maior…
Publicam-se livros sobre assuntos novos, surgem revistas com perfis diferenciados, é facilitado o acesso a textos raros, os jornais acrescentam cadernos especiais…
Descobrem-se outros roteiros de turismo, comercializam-se experiências com esportes radicais, com roteiros gastronômicos, com visitas religiosas…
Torna-se possível acompanhar pela TV o que se faz na lua, nas frentes de batalha, nas praças de esportes, nas funduras subterrâneas…
Aparecem novos tratamentos para a calvície, para a pele, para os cabelos, para as unhas, para os músculos, para os dentes…
Divulgam-se as combinações que estão na moda, os tecidos do momento, os acessórios que se recomendam para o dia, para a noite, para a praia, para um happy hour…
Acomodam-se prateleiras mais compridas nos supermercados, a fim de abrir espaço para as marcas que estão aparecendo e as novidades em produtos como arroz e maionese, erva-mate e sabonete, além das opções em comida congelada, em comida semipronta, em comida com e sem gordura, com e sem acúcar, com e sem gosto de comida…
§§§
À medida que o mundo avança em criações e descobertas, pode sobrevir uma aflição inesperada. Pode brotar a sensação de que o desejo e a capacidade humana estão em completo descompasso. Que a chance de aproveitar é absurdamente limitada face a oferta que não para de crescer. Que não há espaço para tanta coisa.
A multiplicidade que caracteriza o nosso tempo pode resultar em pressão insuportável, em vez da almejada sensação de fartura e segurança. Pode sobrevir o tédio, a angústia, a insônia e a depressão. Ou uma certeza arrasadora. A certeza de que para tudo isso, uma vida é simplesmente muito pouco. E pronto.