O principal lucro de uma viagem é o viajante. Quer dizer, o lucro maior deve ser creditado à transformação que acontece na alma do viajante.
***
Estou de volta de uma viagem ao Marrocos e passo recibo da frase acima. O Marrocos é um país do norte da África, marcado pela diversidade. Mistura o tradicional e o moderno; alterna o relevo montanhoso com a planície do deserto; a aridez se justapõe ao verdor dos oásis. Sem falar que a paisagem monocromática contrasta com os trajes e os tapetes extraordinariamente coloridos. A cultura árabe e a berbere convivem com a cultura ocidental de uma maneira surpreendente. O Marrocos tem infraestrutura de telefonia, de estradas e de ferrovias que pode fazer inveja ao Brasil e tem um índice de analfabetismo que não dá inveja nenhuma. Ao mesmo tempo, a maioria da população é poliglota, falando o francês, além das línguas nativas. O rei do Marrocos é o chefe da igreja e o chefe do governo, mas o povo também elege representantes.
****
Ver de perto outras formas de viver ajuda a abrir a cabeça. Afasta um pouco a ideia de que os nossos são os hábitos corretos. Acontece que a gente tende a pensar que a maneira que aprendeu a organizar a casa e a se vestir, por exemplo, são as melhores. E, claro, isso nem de longe é verdade. Muitos caminhos podem levar a viver bem – ou mal. Tudo são opções, costumes e conveniências.
Vê só, para nós, uma mulher que use a cabeça coberta é vítima de opressão. Bobagem. No Marrocos boa parte das mulheres usam lenço na cabeça e isto constitui uma manifestação de vaidade – diferente do que parece. Os lenços são coloridos e podem combinar com a roupa, além de destacar a beleza do rosto, frequentemtente muito bem maquiado. Dizem até que lá as mulheres têm um lenço para cada dia do ano…
****
Nada como se distanciar do cotidiano, para melhorar a capacidade de analisar o cotidiano.
Uma viagem pode nos tornar mais humildes e aumentar a taxa de boa vontade para com o restante da humanidade.
****
P.S. Foi pitoresco ligar o rádio no interior do Marrocos e ouvir o Michel Teló cantando em português. Até lá, até lá…
.