Mais de 206 mil raios atingiram o Rio Grande do Sul entre a tarde domingo e a madrugada de quarta-feira. As descargas foram registradas pelo novo sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e contabilizaram os raios intranuvens e os que acertaram o solo.
A quantidade de descargas também foi responsável por danificar centenas de equipamentos eletroeletrônicos em Arroio do Meio e região. Entre os que sofreram maiores danos estão: motores de portões elétricos, receptores e retransmissores de sinal de internet via rádio e TV via satélite, modems, telefones, interfones, entre outros aparelhos, como computadores, televisores e eletrodomésticos em geral.
Os provedores de internet, sem dúvida, são um dos segmentos mais vulneráveis pela ação climática. As tempestades, além de provocarem a oscilação no sinal via rádio, ocasionaram a queima de receptores e retransmissores. De acordo com gerente do departamento comercial da ArroioNet/BrásRede, Marco Antônio Barth, os prejuízos relativos à tempestade giram em torno de R$ 4 mil. Parte deles ocorreu em 12 clientes, que têm os receptores em comodato e outra nas peças de repetição do sinal. “Em dias de tempestade o indicado é desligar o equipamento da tomada. A instalação de fio terra também evita danos”.
Já o proprietário de uma loja de prestação de serviços eletrotécnicos, Fernando Fensterseifer, afirma que sua equipe já foi deslocada para atender dezenas de chamadas, principalmente para o conserto em portões eletrônicos e interfones. “Apesar da instalação de uma proteção com fusível, os danos provocados pelas descargas elétricas são praticamente impossíveis de serem prevenidos, pois estes equipamentos são ligados diretamente na rede elétrica”. Quanto aos danos em receptores de TV via satélite, ele avalia que a própria Sky recomenda a não retirada dos aparelhos da tomada, para não gerar perda de sinal e garantir o sistema atualizado. “O cliente não perde nada porque os receptores estão em comodato. Se for necessário todo sistema pode ser substituído”, complementa.
De acordo com a assessoria de imprensa da AES Sul, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reserva aos clientes das concessionárias de energia o direito de buscar a reparação nos danos ou ressarcimento das perdas, mediante a solicitação de vistoria nas distribuidoras locais. No caso da AES Sul através do 0800. “Lembrando cada caso é um caso. Entretanto só tem chance de ressarcimento o cliente que protocolar o pedido de vistoria”, avalia o assessor Sérgio Stock.