Uma enquete questionando a opinião dos moradores lindeiros ao trajeto de 16,53 quilômetros da rodovia que dá acesso a Capitão, pelo Vale do Arroio Grande, Arroio do Meio será iniciada na próxima segunda-feira.
A Comitiva Pró-Asfalto se mobiliza para proibir reparos feitos pela prefeitura na VRS-482. A intenção, após as eleições, é impedir que novos reparos sejam feitos, principalmente em função da poeira decorrente do material (saibro, brita ou cascalho) colocado para tapar buracos.
Um dos integrantes da comitiva, Genésio Rockenbach, reitera que a cada chuva a operação tapa buracos é necessária. “Devido ao material, se forma uma nuvem de poeira atrás de cada caminhão que passa na rodovia”, explica. Além disso, Rockenbach lembra que o trecho é de responsabilidade do Estado, não sendo de competência do Município executar as obras.
O secretário de Obras, Paulo Heck, afirma que o desejo da comitiva só será atendido mediante a entrega de um abaixoassinado com a assinatura da maioria dos moradores. “Se formos oficiados por meio de um documento em que a comunidade manifesta essa reivindicação, buscaremos informações junto ao Governo do Estado para saber do andamento do projeto e posteriormente iremos nos reunir com os moradores. Mas se essa for a vontade de todos, iremos respeitar a decisão”, garante.
Duas mobilizações são organizadas para o próximo mês. No dia 13, no trevo de acesso ao município, a população utilizará mensagens e balões com sementes no seu interior. “Quem sabe os balões cheguem no Palácio Piratini”, brinca Rockenbach. No dia 20, será realizada uma ação educativa com entrega de panfletos e distribuição de mudas nativas.
Algumas perguntas da Comitiva Pró-Asfalto à população:
– Você é favorável aos manifestos?
– Você participaria de um novo manifesto?
– Você teria outra sugestão de manifesto?
– Você acompanharia o manifesto no DAER e Secretaria da Infraestrutura?