Vale do Taquari – O documento do Sistema Único de Saúde (SUS) passará a ser exigido em todos os atendimentos realizados pelo SUS, como consultas, exames e cirurgias, em qualquer cidade do país. Ele pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde do país inteiro. É preciso levar RG, certidão de nascimento dos filhos e um comprovante de residência. A regra vale também para quem tem plano de saúde particular.
O objetivo é a criação de um banco de dados nacional, por meio do cadastramento dos profissionais que trabalham no sistema, assim como dos usuários. Assim, o histórico de atendimentos poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde do país. Esse acompanhamento também pode ser feito pelo portador do cartão, em área específica do site do Portal de Saúde do Cidadão, onde constarão informações individuais sobre os contatos com o SUS. As informações disponibilizadas permitem saber quem foi atendido, onde, por quem, qual o tipo de problema, os remédios, os exames e os pedidos de consulta feitos em todo o território nacional.
Por enquanto, o atendimento segue garantido a quem ainda não possui o cartão. De acordo com a responsável pelo cadastro em Arroio do Meio, Bruna Meneghini, na rede básica o uso da carterinha municipal prevalece, entretanto, a tendência é que uso do cartão seja ampliado. “Nos hospitais o cartão já é solicitado”, concluiu.
Atualmente, o SUS possui 150 milhões de usuários. A meta do Ministério é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até o fim de 2014. Em Arroio do Meio mais de 1,1 mil pessoas possuem o cartão, que será obrigatório para todos os brasileiros.