Arroio do Meio – O Executivo encaminha à Câmara de Vereadores até o fim do ano projeto de incentivo para a instalação de novas empresas no Condomínio Industrial, em São Caetano. A doação de lotes contempla seis empreendimentos dos setores de tornearia, serralheria, mecânica, souvenires e reciclagem.
De acordo com o secretário da Indústria Comércio e Turismo, Norberto Dalpian, o objetivo da iniciativa é diversificar a economia do município, por meio de apoio às micros e pequenas empresas já instaladas em imóveis alugados ou provisórios, gerando mais oportunidades e renda. “São negócios que têm mercado, mas não tem espaço para aumentar a produção”, destacou Dalpian.
O loteamento é uma parceria entre o município – que ficou responsável pela execução de toda a infraestrutura necessária – e os proprietários da terra, que, em troca dos lotes, ficaram isentos de quaisquer ônus relacionados à infraestrutura do local. No total, o município recebeu 20 lotes de mil metros quadrados cada, sendo que dois serão destinados para estruturação de novas empresas.
Os projetos de expansão das empresas passaram por uma consultoria, e agora precisam ser aprovados pelo Legislativo. Critérios como a projeção de crescimento, retorno dos negócios, e o histórico dos empreendimentos foram levados em conta.
Conforme o secretário, outros 20 lotes ficaram com os proprietários das áreas. A disposição dos mesmos foi feita de forma aleatória para oportunizar uma posterior chance de ampliação às empresas instaladas no local. Estas poderão comprar o lote dos proprietários.