A secretaria de Agricultura está trabalhando na distribuição de calcário, cloreto de potássio, super fosfato triplo e composto orgânico para correção dos solos nas propriedades rurais inscritas no Programa de Implantação e Renovação de Pastagens Permanentes. A ação faz parte do contrato assinado em janeiro deste ano no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde a Administração Municipal garantiu a captação de R$ 100 mil em recursos para os produtores do município, por meio do Programa de Correção de Solo. Ao todo está prevista a implantação de 150 hectares de pastagens permanentes, beneficiando cerca de 50 produtores inscritos. Cada propriedade recebe o material necessário de acordo com análise técnica realizada pela Emater.
O prefeito Sidnei Eckert e o secretário de Agricultura, Valmir Rauber acompanharam essa semana a distribuição do material na propriedade do casal Telmo e Clair Hentges, de Forqueta Baixa. Com 23 vacas leiteiras, das quais 17 em lactação, o casal trabalha sob uma perspectiva positiva, registrando mais de 100% de aumento da produção leiteira desde 2010, quando a meta inicial era de 50 mil litros de leite e o registro final foi próximo de 60 mil. “Em 2011 projetamos 72 mil litros e quase atingimos a marca dos 100 mil. Este ano nossa meta era de 120 mil, mas devemos chegar a 130 e para 2013 queremos alcançar a marca dos 150 mil litros”, projeta o produtor. Além do gado leiteiro, o casal também cria 500 suínos. “A principal vantagem da pastagem permanente é a economia que fazemos no trato e na mão de obra, já que temos pasto pros animais praticamente o ano inteiro”, explica Hentges.
Rauber afirma que esta é uma das iniciativas de incentivo da administração municipal em prol do setor primário. “Buscamos este e outros recursos junto aos governos federal e estadual, visando aprimorar o setor primário, através de subsídios capazes de melhorar as condições de trabalho e a renda do produtor rural”, explica o secretário.