Arroio do Meio – Dezenas de profissionais da construção civil participaram de uma palestra que abordou o tema Plano diretor e sua mobilidade – um olhar individual e coletivo”. O evento ocorreu na sexta-feira, no CTG Querência do Arroio do Meio. A promoção foi da Administração Municipal, em parceria com empresas do ramo estabelecidas no município, com o objetivo de proporcionar a qualificação dos profissionais locais.
A palestra foi ministrada pelo arquiteto e urbanista, mestrando em Planejamento Urbano, Vinicius de Tomasi Ribeiro – ex-secretário do Planejamento (2005/2006) e do Trânsito (2009/2010) em Caxias do Sul.
Ribeiro iniciou a palestra abordando a história da mobilidade urbana em diferentes cidades do mundo – a partir de aspectos geográficos, culturais e gerenciamento de recursos. Reforçou os cuidados que o poder público deve tomar na aprovação da demanda privada e da importância da comunidade participar deste planejamento. Segundo ele, o desenvolvimento distante, disperso e desconectado, aumenta os custos públicos com transporte coletivo, saúde e educação.
O arquiteto comentou a potencialidade topográfica de Arroio do Meio, para uma urbanização em harmonia com a natureza. Frisou o desafio nacional pela mudança na hierarquia de investimentos, priorizando os pedestres, transporte coletivo e incentivo ao transporte não-motorizado, respectivamente. E observou que o zoneamento das áreas – industrial, comercial, residencial e rural – deve interagir de forma sustentável com a sociedade. “Para a história da cidade pode ser um piscar de olhos, porém, para o planejamento urbano é um momento decisivo”, salientou.
Setor aquecido até a Copa
Desde 2009, mais de mil projetos arquitetônicos foram aprovados pelo município, totalizando mais de 245 mil metros quadrados de área construída. O setor é visto como importante no crescimento da economia – geração de empregos, recursos e desenvolvimento.
Segurança contra incêndios
O bombeiro aposentado Claudio Gilberto Corrêia, atua no desenvolvimento de sistemas de prevenção contra incêndios. Conforme ele, a exigência se estende a todas as edificações comercias e de serviços, com exceção às residências familiares. “A necessidade de cada sistema está atrelada ao grau de risco e do tamanho de cada edificação. Podendo dispor apenas extintores e sinalização até um sistema automatizado”, observa.
Vantagens do gesso
A aplicação de gesso tem sido sinônimo de economia e praticidade na estruturação de ambientes. O gesso é 50% mais barato que a alvenaria – sua colocação, manutenção e remoção são mais rápidas. Segundo, Marciano Dertzbacher, o segmento cresceu 20% nos últimos cinco anos. Seu uso mais recorrente é na montagem de paredes, forros, divisórias e decoração em geral.

