O Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C. e ficou mundialmente conhecido pelos grandiosos desfiles do Rio de Janeiro. Em Marques de Souza não é diferente. Desde 2005 a cidade tem seu carnaval de rua. Em nove anos, o evento só não foi realizado em 2010, quando o município ficou arrasado pela enchente.
Segundo um dos organizadores do evento, o empresário Fábio Alex Mertz, a ideia de organizar o carnaval surgiu após uma conversa entre amigos que perceberam a necessidade de organizar um festejo para agitar e divulgar a cidade.
A programação se inicia às 20h30min, com som mecânico, animado pelo DJ Cristiano Mertz. Haverá os tradicionais churrasquinhos e banho de espuma. Fábio Mertz, comenta que o primeiro banho será somente para as crianças. “Buscamos assim atender o maior público possível.”
Mertz ressalta que a cada ano o público vem crescendo. Na primeira edição cerca de 300 pessoas compareceram e na edição de 2012, mais de 1,5 mil pessoas estiveram presentes na rua General Osório, defronte a praça central.
Neste ano a novidade no carnaval será o fato da Administração Municipal ter feito o capeamento asfáltico na General Osório. “Além de dar outra imagem para o município, dá uma outra cara para o carnaval” comenta Mertz. O organizador ainda informa que haverá seguranças no local e a Brigada Militar de Marques de Souza ficará de prontidão para atender alguma ocorrência.
Para a Garota Verão do município de Marques de Souza, Morgana Kraemer Alves da Maia, o evento é muito importante, pois é um momento legal para as pessoas se reunirem e se integrarem. “Acredito que se fosse divulgado mais, com certeza seria maior”, afirma a garota.
Segundo um dos coordenadores do Bloco de Carnaval Vô, Num Vô de Marques de Souza, Márcio Stacke, o evento é uma festa que virou tradição. “É legal por ser um evento familiar que atinge todas as idades.” Stacke salienta que a festa serve de

