Uma comissão de representantes do CIPAE G8, formada pelos prefeitos Luiz Augusto Schmidt (Boqueirão do Leão), Cesar Leandro Marmitt (Cruzeiro do Sul) e Edegar Antônio Cerbaro (Progresso), juntamente com o secretário executivo Maico Juarez Berghahn, esteve em Brasília na quarta-feira da semana passada (29) para verificar junto à equipe técnica do Ministério do Meio Ambiente as exigências do órgão com relação ao Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos –PIGIRS – do G8.
Segundo informações do consórcio, o plano foi encaminhado ao ministério, que o analisou e solicitou informações mais detalhadas quanto à coleta de resíduos, cobrança de taxas, metas e outras.
A comissão do G8, que também contou com a presença da responsável técnica do PIGIRS, Simone Beatriz Schneider, e da Analista de Projetos da Lógica Gestão Ambiental Inteligente, Ana Cláudia Kist, foi recepcionada pelo Analista Ambiental do MMA, Conrado Ghisi, que mostrou a eles a importância do plano para os municípios. “O Plano do G8 está adequado, mas o Ministério quer acompanhar de perto, pois é o primeiro plano em nível de consórcio do país”, comentou Schneider.
O G8 e a empresa Lógica trabalham agora na coleta dessas informações, que deverão em breve ser enviadas ao MMA para análise, e, após, deverão ser marcadas as audiências públicas de apresentação do PIGIRS do G8. “Queremos ter tudo pronto até o final de fevereiro”, finalizou Schneider.

