Porto Alegre – Foi cancelada, de última hora, a reunião entre moradores e líderes de Arroio do Meio e Capitão, com o diretor-geral do Departamento Autô¬nomo de Estradas de Rodagem, Car¬los Eduardo de Campos Vieira, para cobrar o asfaltamento da VRS-482.
A audiência marcada por intermédio do deputado Vinícius Ribeiro (PDT), com apoio do ve-reador de Arroio do Meio, Darci Hergessel (PDT), ocorreria na sede estadual do departamento às 8h30min. Os motivos para o cancelamento seriam a convocação do diretor do departamento para uma reunião urgente com o governador Tarso Genro.
Entretanto, o vice¬-prefeito de Arroio do Meio, Áurio Scherer, se reúne com o diretor do Daer, às 11h de segunda-feira, o para tratar dos asfaltamen¬tos da VRS-482 e VRS-811 (Vicinal Forqueta, entre Arroio do Meio e Travesseiro).
A co¬munidade cobra a repactuação da obra, de 16,53 quilômetros, paralisada há mais de 13 anos, no início do governo de Olívio Dutra (PT).
Esta teria sido a primeira ida da comitiva pró-asfalto à Capital. O grupo já re¬alizou três manifestos pacíficos, com bloqueio parcial nas rodovias VRS-482 e ERS-130. E também já esteve reunido com o superintendente re¬gional da 11ª superintendência do Daer em Lajeado, Hildo Mourão.
A obra já possui licenciamen¬to ambiental e aguarda licença de instalação. Entretanto, repre-sentantes do Estado prometeram o reinício ainda em 2012.
BASTIDORES – Informa¬ções extraoficiais dão conta de que a Empresa Construtora Beter S/A, de São Paulo, detentora do contrato, não estaria disposta a negociá-lo com uma empreiteira da região. E o Estado, que quer priorizar as empreiteiras gaúchas – assim, evitando também a bitributação, – não tem amparo legal para o rompimento do contrato. A Beter está em recuperação judicial e depende desta e de outras obras para o pagamento da dívida que possui com credores

