Arroio do Meio – A secretaria de Obras trabalhou recentemente na execução da terraplenagem para a ampliação da Olaria Schnack, na localidade de Forqueta Baixa. De propriedade de Dorli e Adeli Schnack, a olaria existe há mais de 25 anos e desde 2009 está sob coordenação dos irmãos.
No local onde foi executada a terraplenagem, será construída uma sala para secagem dos tijolos. De acordo com os irmãos Schnack, a produção mensal é de 80 mil peças, o que deve ser ampliado em 2013, assim como a estrutura da olaria. Para isso, os sócios investiram recentemente R$ 50 mil na aquisição de material e maquinários novos. “Fomos muito bem atendidos pela secretaria de Obras. Além da agilidade do serviço, isso significa uma economia de custos para nós”, afirmam os sócios.
Este e outros serviços e incentivos fazem parte do programa de apoio às micro e pequenas empresas do município, adotada pela administração municipal desde 2009. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Norberto Dalpian, dezenas de micro, pequenas e médias empresas do município receberam algum tipo de incentivo em 2012, variando desde financeiro, até prestação de serviços de melhorias da infra-estrutura da área da empresa, como terraplenagem, acessos, aterros e outros. “Nosso principal objetivo é fortalecer as empresas locais e promover a diversificação da economia local”, explica.