Quando muito se critica a situação dos jovens atuais, a opinião do antropólogo e filósofo colombiano, Jesus Martin-Barbero nos leva a refletir melhor sobre o assunto: “A visão que a maioria das pessoas têm dos jovens é de que eles não têm memória, não lêem, são conformistas… Não digo que não há muito disso, mas minha pergunta é: ficando aqui, que faço? Porque com essa visão não tenho nenhuma possibilidade de ajudá-los. Procuro então esse outro lado, e vejo que quando um adulto vê o adolescente com essas características está profundamente enganado, porque quem não tem memória, é conformista etc., é a sociedade. Compare a sociedade em que eu nasci com a atual. Cresci em um pequeno povoado, numa casa pequena, construída por meu tataravô, cheia de marcas do passado — dialogava com quatro, cinco gerações anteriores a mim, uma densidade enorme de memória. Agora, meus filhos nasceram em um apartamento que não tem uma marca sequer daqueles que por ali passaram. Essa nova realidade exige que olhemos os jovens de maneira mais profunda do que manda nossos preconceitos. Como eles, em frente a toda instabilidade atual, sonham, temem, planejam? Por esse prisma, consigo ver um conjunto de virtudes e vícios”.
Cultura de casa nova
A quinta-feira da próxima semana, dia 25, assinalará o início das atividades da Academia Literária do Vale do Taquari – Alivat, em sua nova sede. Uma sala localizada na Casa de Cultura irá abrigar a entidade que integra 45 escritores da região.
O local servirá a partir de agora para reuniões e eventos que possam aproximar a comunidade com os escritores da região, devendo estar aberta diariamente. A parceria foi estabelecida recentemente através do secretário de Cultura e Turismo, Eduardo Gomes com a entidade.
O evento programado prevê para às 19h a solenidade de abertura seguida do lançamento do concurso literário Escritas e Escritos e o Colóquio Literário que contará com a participação da professora Marlene Isabela Bruxel Spohr, mestre em Linguística Aplicada pela PUC/RS e responsável pela coordenação do curso de Letras e professora de Língua Portuguesa, com foco nas disciplinas de Leitura e Produção de Texto e Estágio Supervisionado no curso de Letras e em outros cursos da Univates. A educadora abordará o tema A Mediação das Leituras e das Escritas dos Adolescentes Digitais. Após haverá coquetel de confraternização.