Nesta semana, cedemos o espaço para a publicação de opinião da professora Magda Cristina Schena, educadora da Escola Estadual Ana Néri de Marques de Souza. Como sempre, textos que nos levam a muitas reflexões.
Não tenhamos medo…
Enquanto pensarmos que nossa opinião não fará a diferença, que nossa voz é muito baixa para ser ouvida na sociedade, ficaremos vendo as coisas acontecerem ou não, ficaremos a mercê da escolha dos outros, ficaremos assistindo da “janela”.
No livro O demônio e a Senhora Pryn, de Paulo Coelho, encontra-se a seguinte reflexão; “Existem dois tipos de idiotas: os que deixam de fazer porque receberam uma ameaça, e os que vão fazer alguma coisa porque estão sendo ameaçados”.
Fiquei pensando sobre isso e conclui que muitas vezes agimos como idiotas, por medo: desistimos na primeira tentativa, não expomos nosso ponto de vista, aceitamos leis prontas e acabadas, aceitamos impotentes a impunidade, a falta de segurança, a corrupção…votamos em pessoas desqualificadas, sem compromisso com a transformação social, que pouco nos representa…outras vezes silenciamos com uma simples ameaça, uma voz mais alta ou um olhar.
O certo é que idiotas que nos fazem calar por ameaças não conseguem justificar seus atos, são incompetentes na arte do bom argumento. Inteligentes são os que acreditam que quanto mais opiniões, mais lados de uma situação surgem, novas possibilidades são criadas, as mentes se abrem para um mundo que pensa, repensa, cria e recria, para o bem de todos.
Ficaremos só assistindo ou seremos agentes de uma história de real democracia? “Não serei plateia desta sociedade doente, serei autor da minha história! Os fracos querem controlar o mundo; os fortes o próprio ser! Os fracos usam as armas, os fortes as ideias .” (Augusto Cury)

