Vale do Taquari – Caravanas de todo o país e líderes políticos vão comparecer a Lajeado, neste domingo, quando ocorre encontro nacional da Comunidade Luterana do Brasil. Mais de cinco mil fiéis deverão ocupar o Ginásio Poliesportivo da Univates, das 10h ao meio-dia, para o culto que celebra os 109 anos da Igreja no Brasil.
O conselheiro do distrito Alto Taquari (Disat), pastor Jair Erstling, reverendo da Igreja Luterana São Paulo, de Arroio de Meio, afirma que a comunidade luterana regional está engajada para o evento, entretanto crentes em outras religiões também estão convidados a participar. “Queremos fazer o Vale tremer”, reforçou.
Durante a cerimônia, ocorrerá apresentação de danças litúrgicas, realizada por membros da comunidade de Novo Hamburgo. A banda Barbarella apresentará hinos junto de um coral formado por 200 vozes. O presidente da IELB, pastor reverendo, Egon Kopereck, será o palestrante no culto. Dois intérpretes acompanharão o ministro.
A Igreja tem congregações e pontos de pregação espalhados pela região. A Disat, conta com nove pas-tores e cerca de 6 mil fiéis. No país, são em torno de 240 mil fiéis.
História
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) iniciou seus trabalhos no Brasil no ano de 1900, com a vinda ao Brasil do pastor Christian J. Broders, um missionário da Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, enviado dos Estados Unidos para atender um pedido de luteranos que haviam vindo da Alemanha e estavam sem atendimento espiritual. No dia 1º de julho de 1900 foi fundada a primeira congregação da IELB, a Comunidade Evangélica Luterana São João, no atual município de Morro Redondo, RS.
A partir do sul do Brasil e reunindo inicialmente os alemães luteranos que aqui viviam, a IELB espalhou-se por todo o Brasil, chegando a todos os estados brasileiros. São os seguintes os números atuais da IELB:
• 55 distritos
• 524 paróquias
• 2.085 locais (congregações e pontos de pregação ou missão)
• 892 pastores, sendo que 607 pastores atuam nas paróquias
• 239.026 membros
A sede administrativa nacional da IELB está localizada em Porto Alegre, RS.
Administração
Em sua administração, a IELB conta com uma Diretoria Nacional eleita pela Convenção Nacional, órgão máximo da IELB que se reúne a cada quatro anos. A Diretoria Nacional é composta por:
• Presidente – Pastor Egon Kopereck
• 1º Vice-presidente – Pastor Arnildo Schneider (responsável pelo Departamento de Ensino)
• 2º Vice-presidente – Pastor Geraldo Walmir Schüler (Departamentos de Expansão Missionária e de Ação Social)
• Secretário – Pastor Rubens José Ogg (Departamentos de Educação Cristã e de Comunicação)
• Tesoureiro – Sr. Renato Bauermann (Departamento de Administração)
A gestão administrativa da IELB é feita pelo Conselho Diretor, que se reúne anualmente e é composto por um Pastor Conselheiro e um Líder Leigo de cada distrito, em conjunto com a Diretoria Nacional e os presidentes das Organizações Auxiliares Nacionais.
Organizações auxiliares
A Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) foi fundada em 31 de maio de 1925 e tem como objetivo ajudar os departamentos de jovens das congregações em seu crescimento espiritual, na evangelização, no serviço social, na recreação sadia, na música e no teatro. É liderada por um Conselho Geral e promove congressos nacionais a cada dois anos.
A Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) foi criada em 16 de janeiro de 1957. Também realiza congressos nacionais a cada dois anos, sob a liderança de uma diretoria nacional. Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual das mulheres luteranas para uma vida consagrada e a motivação para a prática da evangelização. A LSLB ajuda financeiramente na construção de capelas e com a concessão de bolsas de estudo para estudantes de Teologia.
A Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB) foi fundada em 16 de janeiro de 1971, com a finalidade de treinar os homens no estudo da palavra de Deus, para serem bons líderes na família e na Igreja. Em seu último congresso nacional, elegeu sua Diretoria Nacional, que passou a ter um mandato de três anos.
A Hora Luterana utiliza os meios de comunicação de massa para oferecer a mensagem da salvação em Cristo e estimular as pessoas a participar de uma congregação luterana. A transmissão regular de mensagens pelo rádio iniciou em 1937, em Porto Alegre, com o nome de Hora Luterana. Em 1947, na cidade do Rio de Janeiro, o Rev. Rodolpho Hasse fundou esta organização, com o apoio da Hora Luterana Internacional.
A Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) reúne as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior da IELB, dando assessoria administrativa e pedagógica para que alcancem os objetivos missionários da Igreja através da educação.
A Associação das Entidades de Assistência Social da IELB (AESI) reúne estas entidades com a finalidade de apoiar, assessorar, coordenador recursos humanos e financeiros, motivar, despertar e promover ações sociais. Quer conscientizar e motivar as congregações para que se tornem agentes de serviço, compartilhando o amor de Deus.
Entidades parceiras na missão
Além destas Organizações Auxiliares, a IELB também conta com a parceira preciosa de outras entidades.
O Seminário Concórdia é a escola de profetas, que prepara homens para atuarem como pastores da IELB. Foi fundado em 27 de outubro de 1903 e localiza-se em São Leopoldo, RS. Além das aulas no campus do Seminário, os alunos fazem o curso de Teologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, RS. O Seminário Concórdia também oferece cursos de especialização e de mestrado em Teologia, além da Educação Teológica por Extensão para líderes da IELB.
A Editora Concórdia também é uma das parcerias da IELB, atuando na produção de livros, revistas, CDs e DVDs, que auxiliam a divulgar a palavra de Deus e a formar líderes cristãos. Foi fundada em 13 de agosto de 1923 e atua com a missão de veicular a palavra, o som e a imagem a serviço do evangelho. A Comissão de Escola Dominical está sob a coordenação da Diretoria Nacional e atua com o objetivo de oferecer às crianças o ensino da fé cristã e seu crescimento espiritual. É responsável pela produção do material Com Jesus, apresentando lições bíblicas para diversas faixas etárias.
Lema e planejamento
O lema permanente da IELB, que revela o que ela quer ser e fazer como um instrumento de Deus, é Cristo para todos. A partir deste lema, a Igreja definiu suas declarações de direção:
• Missão: Proclamar Cristo para todos.
• Propósito: Compartilhar o Evangelho de Cristo para promover a evangelização e o crescimento espiritual.
• Valores: A ação e o amor de Deus através da sua Palavra e dos sacramentos do Batismo e da Santa Ceia, que trazem perdão, vida e salvação, em Cristo.
• Visão: Sermos uma Igreja Luterana confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas.
“Esta é a nossa IELB, que tem uma história de bênçãos, de muitas bênçãos recebidas de Deus, e que continua presente no Brasil e no mundo para ser um canal e um instrumento para repartir estas bênçãos com as pessoas. No testemunho, no ensino, na ação social, na comunhão e na adoração, a Igreja aponta para o Salvador Jesus, cumprindo sua missão de proclamar Cristo para todos”.